domingo, 27 de abril de 2014

ESTAGIO NACIONAL DE IWAMA RYU - ABRIL 2014

Decorreu nos dias 25 e 26 de Abril, o estágio nacional de Iwama ryu aikido, dedicado aos temas:
"O uso do tegatana nas técnicas do Aikido" e " Atemi waza no Aikido."

Aproveitando o dia feriado do 25 de Abril e incluindo o 26 de Abril, dia do falecimento do fundador do Aikido, o estágio teve a participação principalmente de yudansha, embora tenham também vindo vários praticantes de nível kyu.
O mestre Jorge, presidente da nossa antiga associação,
aplicando sankyo.
Na sexta feira, a manhã foi toda dedicada ao estudo da utilização do tegatana com as técnicas de katame waza. Dentro das técnicas de aikido, ensinou o mestre, podemos utilizar os tegatana activamente, semi-activamente e inactivamente (pouca ou nenhuma utilização).
Como sempre iniciou-se o treino com o estudo do corte básico com o ken- em migi hanmi -, quando a utilização dos dois tegatanas é muito activa. Continuou-se o estudo com a prática de outros cortes com o ken. Na segunda aula passou-se à aplicação do que se aprendeu primeira aula, às técnicas de taijutsu, neste caso de katame waza. Do ikkyo ao yonkyo, omite e ura, estudamos a interessantíssima utilização do tegatana na execução das técnicas.

Aqui estão algumas partes interessantes que foram estudadas: a utilização do tegatana está quase sempre ligada ao empenhamento das ancas na execução das técnicas; o sentir da utilização do nosso  tegatana, pode ser passado para o corpo do parceiro; a utilização do tegatana implica sempre a aplicação de kokyu; quando a mão é fechada, como para um agarro, não significa que o tegatana não é utilizado: o sentimento continua dentro do agarro; quando a mão se encontra fechada como para aplicar um atemi, o tegatana está quase inactivo, embora presente.


Da parte da tarde, depois de um festivo almoço no dojo, começamos o estudo do atemi waza dentro do aikido. A aplicação dos atemi não é opcional mas sim necessária para a correcta e eficaz execução de uma técnica. Morihiro Saito Shihan costumava dizer que em quase todas as técnicas podemos aplicar três atemi e que os mesmos não são só aplicados com as mãos mas sim com outras partes do corpo: cabeça, ombro, cotovelo, joelho, pé, etc.
No Portugal Aikishurendojo, organizou-se este estudo dos atemi em 5 katas de 4 técnicas cada cobrindo as partes principais do corpo utilizadas para aplicar um atemi: Zu waza, te waza, empiuchi waza, hizageri waza, keri waza. Estes kata incluem técnicas kihon, henka y oyowaza.
Na sexta feira de tarde estudámos zu waza, te waza e parte do kata de empiuchi waza.
O Pedro Pereira aplicando zu ate durante a execução de
ryokata dori kokyu nage.

No sábado de manhã continuámos com o estudo da aplicação do tegatana nas técnicas de aikido. Desta vez começámos com o jo. Ao aplicar técnicas como ushiro barai, ushiro uchi, gedan gaeshi e até mesmo o tsuki, os tegatana são utilizados das mais diversas formas. Se o tomarmos consciência disto, então a utilização de kokyu dentro das técnicas do aikijo (que dará nascimento ao tão cobiçado kime pelos principiantes). Depois continuámos com o estudo da aplicação do tegatana nas técnicas de nage waza. Shiho nage e suas variações, irimi nage, kokyu nage etc. foram algumas das dezenas de técnicas estudadas nestas horas. Também se estudaram técnicas de taijustu nas quais os tegatana estão totalmente inactivos. Nestas técnicas, o movimento corporal, sem a utilização activa dos braços e mãos, é o principal elemento. Estudámos, como exemplo, muna dori shiho nage e ryokata dori shiho nage oyo waza. Nesta última técnica, as mãos e os braços encontram-se colados ao corpo e como tal os tegatana estão inactivos; a técnica é totalmente executada com o corpo: pernas, ancas e ombros.

Da parte de tarde do dia 26 de Abril passámos ao estudo do resto dos kata de atemi waza: empiuchi waza, hizageri waza e keri waza. Foi dado ênfase à necessidade da prática do makiwara pois só assim se pode desenvolver golpes precisos e condicionar os membros utilizados na aplicação do atemi e também condicionar a mente para resistência que se sente no momento do impacto. Foi ensinado que é necessário praticar com o saco mas também com o parceiro a segurar o makiwara de forma a que possamos ver o poder do impacto no parceiro depois de atingir o makiwara.
O António Cotovio a aplicar agoempi uchi waza contra um
ataque de yokomen uchi executado pelo Yann Le Moan.

O estágio passou-se sem incidentes e todos praticaram num clima de harmonia e concentração. Com a chegada do mestre Serra, a intensidade do treino aumento, como sempre, mas nunca houve incidentes.
Bem haja a todos os que compareceram para este interessantíssimo estudo do aikido.

No final houve a cerimonia tri-anual de entrega de certificados de kyu aos praticantes que passaram de nível na última época. Vários membros do Conselho Técnico e do Kambukai estiverem presentes assim com muitos praticantes de vários dojos. Parabéns a quem passou. Continuem a estudar.


Tivemos também a alegria de celebrar o aniversário do professor Carlos Ricardo, antigo sócio da APASD, que cumpriu...uns quantos anos ... e também a sua filha Sara e netos. Muitos parabéns Carlos. Que se repitam por muitos anos mais!

Momento durante a entrega dos certificados. 



O Carlos com a filha Sara e os netos..

quarta-feira, 16 de abril de 2014

ESTÁGIO EM CASTELO BRANCO - MAIO 2014

Para todos os praticantes - sócios e não sócios - anunciamos um estágio em Castelo Branco.

Este estágio será grátis para todos porque será um estágio de introdução do Aikido em Castelo Branco.
Convidamos todos os praticantes de fora de Castelo Branco a cooperarem uns com os outros e a utilizar o mesmo carro para economizarem no combustível. 
Esperamos por vocês.






terça-feira, 15 de abril de 2014

Suwari waza shomenuchi dai nikyo ura



Suwari waza shomenuchi dai nikyo ura.
Estas técnicas foram filmadas no inicio do honbu dojo
Filmado em 2010



Video filmado por Rui Pires.
Tori: Tristão da Cunha
Uke: Gil Smith Vargas
Propriedade: Associação Portuguesa Aikishurendojo

Todos as pessoas envolvidas nos nossos vídeos e livros autorizaram por escrito a utilização da sua imagem.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

ESTÁGIO NACIONAL DE IWAMA RYU - ABRIL - 2014



Imperdível este estádio sobre os temas:

"A utilização do 'Tegatana' na prática das técnicas de Aikido"
A arte do 'Atemi Waza' nas técnicas de Aikido 

Sem dúvida, quem entender estes temas poderá entender muito melhor a execução de todas as técnicas do Aikido.

O estágio será no honbu dojo de Lisboa e os praticantes que vierem de fora, poderão ficar a dormir 
- gratuitamente - 
no nosso dojo, de sexta feira até domingo.

No Domingo haverá uma aula de revisão de técnicas para exames de Dan e para 5 kyu, em diante.


Aproveitem os feriados sem gastar muito dinheiro e venham treinar Aikido- seriamente.

ATENÇÃO: no dia 26 de Abril, haverá a cerimonia de entrega dos certificados de kyu. Se ainda não fez o seu exame de kyu, faça-o antes do estágio para poder receber o certificado neste dia.


sexta-feira, 4 de abril de 2014

SAITO HITOHIRA SENSEI - SEMINÁRIO INTERNACIONAL NO BRASIL - 28 a 30 de Março 2014.

Fotografia comemorativa do estágio
Por José Silva
Fotografia por Ana Falcão

O Aiki Shuren Dojo Brazil teve a honra de receber a Saito Hitohira Sensei para a realização de um Seminário Internacional no Brasil.

O seminário aconteceu em São Paulo, nos dias 28, 29 e 30 de Março de 2014 no Ginásio do Colégio Pré-Médico.

Praticantes de varias cidades do Brasil (São Paulo, São Bernardo, São Carlos, Riberão Preto, Curitiba, Ilhéus, Rio de Janeiro e Nova Friburgo) e de outros paises (Argentina, Chile, Itália, Portugal, Rep. Dominicana, Uruguay, USA e Venezuela) participaram deste importante koshukai.

O evento começou na sexta-feira 28 de Março com um discurso de boas vindas para Hitohira Saito Soke, Alessandro Tittarelli Shihan, Tristão da Cunha Shihan, para todos os Professores de ISSASK LATAM KYOKAI e demais participantes.


Saito Hitohira Sensei ensinou as seguintes técnicas durante o Koshukai:

Sexta 28 de Março
1. Bukiwaza Keiko – Ken no Suburi
2. Taijutsu Keiko – Kihon waza: Tai no Henko + Kokyu Ho + Ikkyo + Nikyo

Sábado 29 de Março
3. Bukiwaza Keiko – Jo no Suburi                                     
4. Bukiwaza Keiko – 13 Jo no Kata / Awase
5. Taijutsu Keiko – Kokyu Nage
6. Bukiwaza Keiko – Ken no Kumitachi + Henka
7. Bukiwaza Keiko – Kumijo + Henka

Domingo 30 de Março

Keiko Especial – Aiki Ken Gi Nuki Sashi
 
Saito Sensei ensinando Aiki Ken no Gi Nuki Sashi durante o estágio
8. Bukiwaza Keiko – 31 Jo no Kata Awase
9. Taijutsu no Keiko – Kihon Ushiro Waza

Durante o seminário Saito Sensei também tomou exames de Dan, os seguintes alunos aprovaram o exame para Shodan: Christian Morabito (La Plata Aiki Shuren Dojo), Iván Alvarez (Aiki Shuren Dojo Chile) e Leandro Oliveira (Aiki Shuren Dojo Brasil). Parabéns para todos!

Realizamos junto a Saito Sensei um passeio por São Paulo, onde pudemos visitar:

O Mercado Municipal, o Centro, almoçamos depois um belo Churrasco no Jardineira, também visitamos a cidade de Mogi das Cruzes e outras cidades no interior de São Paulo. Finalmente, após o seminário, visitamos o Museu da Migração Japonesa no Bunkyo e o Barrio da Liberdade (Bairro Japonês).

No sábado homenageamos Saito Sensei com um jantar, numa outra churrascaria, onde podia se perceber o espírito de camaradagem de todos os estudantes da América Latina presentes no evento.

Esperamos receber novamente a Saito Sensei no Brasil num futuro próximo!.



quinta-feira, 3 de abril de 2014

CONHEÇA OS NOSSOS MEMBROS - ENTREVISTAS PELA MARIANA: O Nuno Cotovio


A Mariana com a mãe Madalena,
durante o último carnaval.
Desta vez, a Mariana - que hoje celebra o seu aniversário - entrevista o mestre Nuno Cotovio, um dos mais antigos professores de Aikido tradicional em Portugal que, com o seu irmão gêmeo, dirige o Kami Aikidojo há muitos anos.

Olá, como te chamas?
“Nuno Miguel Ferreira Cotovio”

Que idade tens ?
“41 anos ”

Como soubeste do dojo?
“Eu e o meu irmão começamos a treinar AIKIDO com 13 anos na Associação Acadêmica da Amadora por intermédio de um vizinho amigo e depois quando essa escola acabou as aulas nós tivemos uns 3 anos sem treinar até que vi artigos do Mestre Tristão numa revista de artes márcias portuguesas de nome Bushido e como gostava da abordagem do Mestre ao AIKIDO decidi reiniciar a prática de AIKIDO no antigo dojo da Faculdade de Ciências de Lisboa.”
O mestre Nuno Cotovio é, como o irmão, um perito em esgrima medieval
e retém um grande conhecimento de história medieval Portuguesa. Aqui estava a
dar uma palestra sobre a utilização das armas medievais.

Que técnicas gostas mais e que técnicas gostas menos?
Talvez as qual gosto mais sejam o iriminage, o tanken dori, o Saito shurikenjutsu e o kokyu nage, gosto menos do koshi nage e o nikyo (como uke)” (risos).

Aconselharias o AIKIDO a toda a gente?
“Sim, claro.”

O que é que o AIKIDO contribui para a tua vida quotidiana?
‟Para a saúde e para a formação de carácter.”

Fala me do ambiente do dojo...
“É a extensão da minha família, sinto-me bem.”


Obrigada Nuno!