terça-feira, 28 de abril de 2020

Tachi waza shomen uchi dai nikyo ura

Nikyo ura é uma das técnicas que provoca mais dor e por isso é muito importante ter cuidado com o parceiro que recebe a técnica.

Tori e uke encontram-se de pé, ambos em ai hanmi, com o pé direito à frente [migi hanmi], e com a distância exigida para o ikkyo ura (rever esta técnica já publicada neste blogue).

-Tori ataca a cara do uke com a mesma forma que usou para o ikkyo ura, dando um passo com o pé esquerdo e colocando-o encostado ao pé direito do uke.

-Uke responde protegendo-se com o braço direito.

-Ao mesmo tempo que ataca com a mão direita e avança com o pé esquerdo, tori agarra firmemente o pulso direito do uke, por debaixo.

-Tori mantém o tegatana encostado ao pulso do uke, abre o corpo girando para fora e para a direita.

-Tori usa ambas as mãos e o poder das ancas, para 'cortar' o pulso do uke para baixo em espiral, contra o tatami; para ganhar poder, tori baixa as ancas ao 'cortar' o pulso do parceiro para baixo.

-Tori revira a mão do parceiro usando o polegar, tal como fez para suwari waza nikyo ura e também coloca a mão do uke contra o peito, do lado esquerdo, junto ao ombro.

-Tori gira as ancas na direção do uke e aplica a mesma pressão usada na forma em suwari waza.

-Uke deve responder à dor, batendo no tatami.

-Tori, continuando a pressionar a mão do parceiro fortemente contra o peito, coloca o tegatana esquerdo por debaixo do cotovelo do uke, empurra um pouco o seu corpo para a frente na direção do uke e gira ainda mais para trás, sem nunca largar a mão do uke.

-Ao completar este movimento, tori coloca o seu joelho esquerdo no tatami e força o uke a cair contra este, colocando de imediato o joelho direito em frente à cabeça do uke, pressionando-a.

-Tori troca de mãos, controlando o braço do uke da mesma forma que fez com a mesma técnica em suwari waza e tachi waza omote.

-Tori levanta-se da mesma forma utilizada para nikyo omote.

-Repetir para o lado contrário.

Dicas: é muito importante treinar agarros fortes de forma a que o uke nunca possa escapar enquanto executamos a técnica. Ao sentir a dor do nikyo ura, a reação natural do uke será retirar a mão; não devemos deixar que isto aconteça e dominá-lo até ao fim.
É importante manter sempre um grande controle do braço do uke, quando se troca de mãos para a imobilização final.
Antes de cada aula, devemos sempre treinar nikyos em nós mesmo com o exercício de nikyo undo, ou então pedir a um parceiro para nos aplicar nikyo ura, de forma a fortalecer os nossos pulsos.




Ai: harmonia
Hanmi: metade do corpo, uma posição com um dos pés á frente.
Migi: direita
Undo: exercício


Atenção: não praticar sem a presença do professor.

Tori: Tristão da Cunha, 8º Dan
Uke: António Miguel Serra, 5º Dan
Filmagens: Rui Pessoa Pires

Todos os participantes nas filmagens e fotografias técnicas, deram licença escrita para a utilização da sua imagem.