quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Estágio Internacional de Paris com Saito Sensei


Realizou-se no passado fim de semana, dias 6, 7 e 8 de Novembro um estágio internacional de Dentou Iwama Ryu em Paris, com Saito Sensei a ensinar.
Este estágio teve a abarrotar com mais de 150 pessoas. O estágio foi organizado pelo clube Tenchi de Paris dirigido pelos professores: Rémi Hourdequin, 4º Dan, Julien Dubergey 3º Dan e Paul Benita 3º Dan. Estão de parabéns os organizadores e todos os que trabalharam para este evento ter tanto sucesso. A França foi o primeiro país a ter aikido na Europa. O aikido foi introduzido pelo mestre Minoru Mochizuki, aluno de O´Sensei e de Jigoro Kano (e praticante de katori shinto ryu) e depois teve a sua maior divulgação com o mestre Tadashi Abe, aluno directo de O'Sensei, de Iwama. Mais tarde apareceram outros mestres do Aikikai que ajudaram a difundir o Aikido por toda a França e Europa.
Recentemente tem havido muito trabalho para difundir o Iwama Ryu através deste pequeno grupo. A prova do seu trabalho está neste grande estágio internacional por ele organizado.