sábado, 11 de janeiro de 2014

KAGAMI BIRAKI 2014 - PORTUGAL AIKISHURENDOJO

Decorreu hoje, dia 11 de Janeiro, o kagami biraki de 2014.
Este evento teve a participação de 20 praticantes de vários dojos da nossa Associação.
O evento começou com a saudação tradicional, seguido de um discurso do mestre Tristão que colocaremos mais abaixo.
Depois o mestre falou sobre a importância das presenças que cada um tem o dever de assentar quando vem treinar, pois só assim é que se consegue saber quais foram os meses em que se treinou mais.
No ano de 2013, por exemplo, treinaram-se 2771 horas, só no honbu dojo. Os kyu praticaram 1374 horas, os yudansha praticaram 1255 horas e as crianças participaram em 142 treinos.

Depois seguiu-se a entrega de vários certificados a diversos praticantes e apoiantes do nosso dojo.
O presidente e o tesoureiro receberam um certificado de gratidão pelo trabalho exemplar que fizeram para renovar a nossa Associação durante o ano passado. Este trabalho, continua.
A mestre Monica a receber o seu certificado de assiduidade
Não praticantes tais como a Srª Dª Madalena Couceiro Bicho e a Srª Dª Alida Nunes, através dos anos têm apoiado a nossa prática de inúmeras formas. Por isso é pouca coisa a pequena homenagem que lhes foi prestada neste dia.
Os praticantes mais assíduos também receberam um pequeno certificado de assiduidade.
A mestre Mónica treinou 172 horas, o Luis Marques 171, o Antonio Dente - Secretário da APASD - treinou 156, seguido pelo tesoureiro, Nuno Rufino, que treinou 155 horas. Também o Daniel Ribeiro treinou 154 horas e por isso recebeu um certificado de assiduidade também.

Depois da entrega dos certificados, procedeu-se ao honno enbukai onde participaram tanto kyu como praticantes yudansha e foram demonstradas várias técnicas interessantes. Ikkyo, nikyo, sankyo com as suas variações, kote gaeshi nas mais diversas formas, irimi nage demonstrado pelo professor Jorge Feio, futari dori pelo mestre Miguel Serra, interessantíssimos ken awase demonstrados pela mestre Mónica Sousa, estavam entre as técnicas demonstradas neste enbukai. O mestre Tristão terminou o enbukai demonstrando a evolução das técnicas desde a forma básica até às mais avançadas desenvolvendo-se assim o Takemusu Aiki.

Terminou o enbukai e logo se começou a preparar as mesas para a festa. Foi muito agradável ter a presença de muitos dos familiares dos praticantes que não só assistiram a toda a demonstração, como também participaram na festa.

Um grande bem haja a todos pela ajuda e participação e muitos parabéns aos que receberam os certificados.


Discurso do mestre Tristão da Cunha

"Nos outros anos já tenho explicado a razão do kagami biraki e dos seus símbolos dentro da cultura Japonesa. Kagami significa espelho e biraki vem de hiraki que significa abrir. No nosso blogue está explicado em mais detalhe donde vem esta expressão.

Desta vez quero apenas expressar  a importância que devemos dar a uma das explicações desta expressão.  Esta explicação diz-nos que devemos olhar para nós mesmos, que devemos reflectir sobre as nossas acções, olhando para dentro de nós tentando encontrar as razões dos nossos maus comportamentos.

Todos temos maus comportamentos; uns mais visíveis aos olhos dos nossos familiares, dos amigos ou até mesmo de estranhos. O Budo – a Via Marcial – ensina-nos, através duma prática austera a, primeiramente, reconhecer estes maus comportamentos. Não nos leva a parte nenhuma manter estes comportamentos. Os maus comportamentos levam à maldade. A maldade é o oposto ao estudo do Budo. Como estamos a estudar aikido e, ainda mais, o aikido tradicional, devemos tentar manter ao máximo a maldade longe dos nossos pensamentos e acções.
Por exemplo: querer mal a alguém: É maldade. Dizer mal de alguém: é maldade.
“Tramar” alguém: É maldade. Eu sei que eu também sou assim. Mas está mal. É incorrecto e nada próprio para um estudo real do Budo. A maldade cerra os olhos do estudante do Budo a um desenvolvimento tanto exterior como interior.

Lealdade, etiqueta, a noção de gratidão -  esta tão ligada à honra - a conducta correcta em todos os sentidos. A evitação da preguiça e do conflicto, seja ele físico ou oral é essencial para continuar com um estudo harmonioso da nossa arte. No fim de contas, o Ai, da palavra aikido, significa Harmonia.

O Bushido, ou seja o Código dos Samurai, embora esta não seja a tradução literal, salienta a frugalidade, a lealdade, o domínio das artes marciais, a honra e a morte.
A morte hoje em dia não é algo que alguém na sua capacidade normal, procure. Mas ainda existe a procura da morte no nosso aikido: a procura da morte do nosso ser incorrecto e imperfeito. A morte da nossa má técnica. A morte dos nossos vícios pessoais e vícios técnicos.
Quanto aos outros aspectos, como a frugalidade, sabemos que a economia do nosso dinheiro, produz um extra que podemos usar em caso de necessidade. Assim mesmo, a poupança da energia durante a execução das técnicas é absolutamente necessário para uma correcta aplicação da técnica do Aikido.
A lealdade, hoje em quase completo desuso, é realmente um aspecto que muito estimo e sei que é extremamente difícil de cumprir. Como quase nenhum de nós tem honra, ninguém considera ter necessidade de ser realmente leal a alguém. Através da nossa práctica, temos de mudar isto. É imperativo.

O domínio das artes marciais. Bom é exactamente isto que estamos a fazer em cada treino. Por isso, a preguiça é algo a evitar. Ainda que estejamos cansados, tristes etc. devemos continuar, perseverar e ir treinar. Teremos sempre tempo para estar com os amigos, com o/a namorada, para sair, para estudar. Nunca devíamos faltar a um treino.

Sem treino, nunca haverá domínio da técnica.

O aspectos mais conhecidos do código do Samurai são os seguintes:
Gi: justica e moralidade, atitude directa
Yuu: coragem, bravura heroica
Jin: compaixão, benevolência
Rei: polidez e cortesia, amabilidade
Makoto: sinceridade
Meiyo: honra, glória
Chuu: dever e lealdade

A vida de alguém é limitada; a honra e o respeito duram para sempre.”
Este é supostamente um dizer do grande samurai Myamoto Musashi
Devemos pensar profundamente nisto.

Humildade, justiça, lealdade, coragem, ser fiel à palavra dada, generosidade, caridade, proteção dos mais fracos e desfavorecidos. Ser defensor do direito e do bem, contra a injustiça e contra o mal. Estes também eram os ideais dos nossos cavaleiros medievais. Como vemos não há grande diferença entre os ideais dos samurais e os ideais Europeus.

Imaginem agora que o nosso dojo, e por dojo quero dizer todos os sócios de Portugal Aikishurendojo, fosse feito de praticantes que integrassem todas estas qualidades, além, claro está, da técnica pura, forte e sem erros. Seríamos realmente um dojo cheio de integridade e virtudes, um verdadeiro exemplo para todos os dojos do mundo. Este é o meu objectivo. Tornar-me uma pessoa que possa servir de exemplo a todos os outros e ajudá-los também a conseguir alcançar estas virtudes ou até empurrar os outros para que se transformem mais rapidamente em seres virtuosos, íntegros, tecnicistas perfeitos e de quem depois todos possamos também aprender.

Vamos todos estudar para isto durante este ano de 2014.

Muito obrigado"


Para o resto das fotografias, vejam o nosso Facebook, Portugal Aikishurendojo.