segunda-feira, 22 de setembro de 2014

DE VOLTA


Bons dias a todos!

Depois de mais de um mês ausente das páginas do nosso blog, voltamos para vos dar mais informação.
O que aconteceu entre a última notícia deste blog e hoje? Muita coisa.
Tivemos um verão muito atarefado.

CAMPILHAS 2014
Em Agosto, tivemos o famosíssimo estágio de Campilhas, no Cercal do Alentejo. Este ano houve menos gente, mas o estágio realizou-se da mesma forma. Um acontecimento muito bom foi a inesperada presença dos nossos queridíssimos mecenas, os Drs. Manuel e Helena Morais Costa.
Foi realmente um grande prazer vê-los depois de tanto tempo.
Outros benfeitores da APASD, a família Bicho, também apareceu e, como sempre, participou em todas as actividades e ajudou muito à volta do acampamento.
Este ano houve mais uma mascote, o simpático Sásá, um boxer que pertence ao João Outeiro, que brincou muito com todos os praticantes, dentro e fora de água.
O simpático Sásá.
No final do estágio, passamos por Deixa-o-Resto e a família Bicho ofereceu um almoço a toda a marralha que viajava para Lisboa, de ensopado de enguias, no restaurante do Sr. António. Muito obrigado Aristides e Madalena, estamos gratos do fundo do coração. E estava delicioso!

Este ano, além dos usuais treinos, houve também muito treino de shurikenjutsu.


O grupo de praticantes mudou praticamente de dia para dia pois, devido à atarefada vida que todos levam hoje em dia, chegaram e saiam muitos praticantes durante os três dias intensos.

O Dr. Nelson, foi como sempre o Chef dos grelhados, mas entre ele e o Comandante Bicho, há uma certa rivalidade sobre quem será o melhor grelhador...

Mesas corridas, todos sentados. Comida excelente, como sempre.



Aristides e Madalena, dois grandes mecenas da APASD



Este anos houve muito "ushiro waza" dentro e fora de água.


A tradicional prática de Happo Bushin.


Shurikenjutsu em Campilhas 2014.

O mestre António Miguel Serra, 4º Dan e o organizador deste
estágio há mais de 15 anos.

O Nelson e o Yann.

O uchideshi Marko, praticando shurikenjutsu.

13 no kata awase com 5 adversários.

UCHIDESHI
Os uchideshi e soto deshi a estudar shoudou com os soto desshi.
O Walter e o Marko a trabalharem no Michanbeya.
Neste verão recebemos a agradável visita de 3 uchideshi. Primeiro vieram a Rita Razzoli e o Walter Ippoliti, que ficaram para o estágio de Tittarelli Shihan e depois veio o nosso grande amigo Victor Detrez. O Marko Tomatis, claro, já aqui estava. Todos treinaram muito e trabalharam ainda mais, como no caso do Victor e o Marko Tomatis, que ergueram todos os muros dos novos vestiários e balneários masculinos e femininos do honbu dojo.
O Walter Ippoliti sofrendo um sayonara
ganseki otoshi, nova modalidade de despedida....
OBRAS NO DOJO
Este verão começou com um horário de treino reduzido, mas rapidamente se transformou num horário intenso para obras no dojo. Assim, conseguiu-se arranjar a lavandaria, os chuveiros dos homens e das mulheres, os vestiários dos homens e das mulheres, a entrada do dojo e parte do quarto alto da rampa. 
Tudo isto foi realizado não só graças a um investimento da parte da APASD, mas também do mestre Tristão, do Marko Tomatis, do Victor Detrez, do Aristides Bicho e do Jorge Feio, entre os que mais investiram monetariamente neste empreendimento. Além do Marko e do Victor a ajuda em mão de obra mais preciosa, que continua, foi a do Daniel Ribeiro e do Filipe Carvalho.
Eis como era o honbu dojo, quando se fez o primeiro grande
investimento.

Eis como está hoje.

Assim eram os balneários ...
Assim estão hoje os balneários masculinos e

... os vestiários masculinos.

O corredor de acesso aos vestiários e balneários

Entrada dos vestiários masculinos. Os femininos ainda
estão por acabar
Durante as obras...








Quem ajudou mais nas obras?
O Marko Tomatis e o Victor Detrez foram os que trabalharam mais durante o mês inteiro e o dia inteiro. Mas também o Daniel e o Filipe vieram todos os dias ajudar da parte da tarde, ficando até muito pela noite adentro. Colocaram pladur, fizeram o chão e colocaram os mosaicos, pintaram, e agora ainda estão a trabalhar na canalização nova. O Bernardo, o Yann, o António e o Miguel também ajudaram muito. Outros como o Pedro e o Carlos Ricardo, que se representou pelo seu irmão Fernando, o Alberto Ramos e o Pedro Escudeiro, também contribuíram para as obras.
A todos um muito bem haja.

O Daniel e o Filipe a colocarem o chão da lavandaria.