quarta-feira, 11 de novembro de 2015

ESTÁGIO DE SHURIKENJUTUS NO HONBU DOJO

Foi nos dias 24 e25 de Outubro teve lugar o Estágio Nacional de Saito Ryu Shurikenjutsu. Esta arte, que sempre foi ensinada por Morihiro Saito Soke, e agora é praticada em Iwama com o seu sucessor Hitohira Saito Soke, faz parte do currículo de armas do Iwama Ryu.

No tempo de Morihiro Saito Sensei, quem queria praticar tinha primeiro de ouvir as regras que estavam escritas num livro de registo - eimeiroku - de praticantes de shuriken que aprendiam de dele e aceitar seguir as mesmas.

Depois pagavam uma quota única. Só então, quando todos estavam registados, é que íamos a casa de Sensei para pedir o seu ensino. Uma das regras importantes e que mais ninguém podia ver, só os que pagaram e estavam registados.

As regras desta prática, embora já não muito em uso, também foram lidas ao começar o estágio, para que as pessoas estejam conscientes dos perigos que a sua prática involve e também conheçam a  tradição.

Neste eimeiroku estavam inscritas muitas pessoas famosas do Japão e personagens importantes.

Os anos passaram e com a morte do antigo mestre o seu, filho Hitohira Saito sensei, decidiu abrir a prática a todos os estudantes justificando que esta arte era muito importante para os samurai, e também porque era algo que o seu pai realmente gostava muito.

Este foi o 4º estágio que se fez em de Portugal do seu tipo, embora a prática desta arte do Aikido seja muito usual no honbu dojo e no Saito Aikido em Vila Nova de Santo André.

Desta vez, praticamos um currículo muito vasto que durou dois dias, mas muito ficou por praticar. Quem sabe se da próxima vez.

Tivemos a presença do mestre José Veiga e do seu aluno Andrés Rosende de Santigado de Compostela, que já são assíduos frequentadores dos nossos estágios nacionais e internacionais.
Muito obrigado por terem vindo e sabem que serão sempre bem vindos aos nossos dojos.

Aqui colocamos umas fotografias deste evento e podem ver mais no nosso facebook Aikido.em.Lisboa.




O mestre José Veiga, dirigente do Iwama Ryu da Galiza.


O professor António Cotovio.


Explicando um kata do tojutusu kumikomi gohon do Negishi ryu.

Aspecto da prática de tojutsu kumikomi

O noto, contudo, fizemos seguindo o estilo de Sensei.



ukemiho....

Durante o estágio houve também entrega de certificados de Dan e de kyu aos que estavam presentes. 


O Yann le Moan a receber o certificado de nidan.

Nuno Rufino, o nosso Tesoureiro, a receber o Nidan.