domingo, 9 de outubro de 2016

Estágio Internacional de SENSEI - Modena 2016



No dia 21 de Setembro, quarta-feira pelas 22:10h da noite Sensei chegou ao aeroporto de Bologna. À sua espera estavam três pessoas, Fabio Luppi, organizador do estágio, a sua filha Alice e Alessandro Tittarelli.
Em apenas uma hora e meia, chegamos a Serramazzoni (MO), uma simpática cidade que fica a 800 metros de altura na cordilheira dos Apeninos.
Fizemos o check-in na “Scuola Alberghiera e di Ristorazione di Serramazzoni” ” (http://www.srsr.it) escola famosa por toda a Itália pela sua excelente formação e atendimento personalizado: Comida e serviço de primeira classe.

22 de Setembro de 2016: Terça-feira de manhã, Fabio Luppi, Sensei e Alessandro Tittarelli foram visitar um grande Centro Comercial em Modena, Grandmelia, (http://www.grandemilia.it/ita/negozi/) onde Sensei pôde ver e até mesmo comprar algumas das especialidades locais. O almoço foi na escola de Serramazzoni. Depois de almoço relaxámos, passeamos pela vila e visitamos o Ginásio Municipal onde estava a decorrer a preparação para o estágio  [colocação dos Tatami e do “Shomen”].Por volta das 18h00, os professores da Suiça e da Alemanha juntaram-se ao grupo e fomos jantar num restaurante local chamado (Antica Trattoria Cacciatori) para comer carne de veado (tortellini em caldo, pappardelle, Cervo, javali etc … ).

23 de Setembro de 2016: Na Sexta-feira de manhã, depois do pequeno-almoço o grupo foi visitar uma quinta a 20 Km de Serramazzoni, na terra de Pavullo nel Frignano, onde os seus donos, (antigos alunos da escola de hotelaria), construíram a Agroturismo Casa Minelli (http://www.agriturismocasaminelli.it). Aqui, Sensei que também é agricultor, teve a oportunidade de ver como são produzidos os antigos grãos de farinha biológicos locais e especialmente como é produzido o vinagre balsâmico com mais de 50 anos.
O almoço decorreu na escola de Serramazzoni.

Estávamos prontos para o Estágio!

Cerca de 100 pessoas reuniram-se para assistir ao estagio, pessoas essas que vieram de toda a parte do mundo. Desde os USA, UK, França, Macedónia, Roménia, Alemanha, Suiça, Irão, Eslovaquia e Itália. Alguns dos professores importantes também estiveram presentes, tais como Alessandro Tittarelli (8º Dan), Alberto Boglio (6º Dan), Stephan Kurilla (6º Dan) e Akimasa Watanabe (6º Dan).
O treino foi fantástico e toda a gente simplesmente adorou!

Hitohira Saito Sensei sempre bem disposto.
  
Tachi Dori, Tanken Dori, Taijutsu (Kote Gaeshi, Irimi Nage…) Jo Dori, Jo Kata, Kumi Jo, Kumi Tachi e Kumi Tachi no Henka.
O treino especial foi baseado em variações de Nikyo e Sankyo, ( Nikyo e Sankyo henka waza) mas também Kaeshi Waza de Nikyo (Sankyo e Ago Oshi) e Shiho Nage (Sutemi Waza).
Agora que voltamos a casa, temos muito que estudar!!
No final do estágio, Francesca, filha do Mestre Tittarelli que é como um membro da família Saito, visitou Sensei com o seu filho Melquiades e o seu marido Alain. Danilo di Teodoro, um antigo aluno de Itália, também estava com eles. Foi uma maravilhosa reunião de família durante o almoço de Domingo.

Foto de Grupo

Sensei partiu segunda-feira de manhã de volta para o Japão, tendo chegado em segurança.
Sensei muito obrigado pela sua paciência e ensinamentos! Foi um estágio soberbo!
Muito obrigado pela realização do estágio, Fabio Luppi, organizador e os seus estudantes, e também a Tittarelli Shihan que está sempre por trás de cada estágio a fazer com que tudo corra sempre bem.
Um agradecimento também aos fotógrafos Eric Savalli, Thomas Podzelny e Mirca Mazzavillani.

Aqui fica um link para visualizarem as principais fotos do Estagio de Modena:
Carregue aqui