terça-feira, 5 de junho de 2018

Memorial a Morihiro Saito Soke em Iwama

A 6 de maio, realizou-se una grande cerimónia em casa da família Saito, em homenagem ao aniversário da morte de Morihiro Sensei. Este encontro costuma acontecer todos os anos entre os membros da família.

Essa cerimónia, ou “shinobukai” 「偲 ぶ 会」 (encontro para lembrar), foi muito importante este ano, já que é a 17º  em homenagem a Morihiro Saito Sensei.
De fato, na tradição japonesa, o segundo ano após a morte de alguém é contado como o terceiro. Este ano, 16 anos após a morte de Morihiro Sensei, é considerado o 17º aniversário ou “jyunana kaiki” 「十七 回 忌」.

O significado do evento deste ano foi mais profundo, pois [segundo a religião budista] o espírito de Morihiro Sensei alcançou um estado espiritual mais elevado. Por essa razão, o público da cerimônia foi ampliado.

Participaram neste evento pessoas de muitos lugares do Japão, mas também nos Estados Unidos e de Portugal. O público incluía membros da família, estudantes de Morihiro Sensei, velhos amigos, oficiais da cidade, vários dojo chos de Iwama Shin Shin Aikishurenkai e, claro, alguns soto deshi e os uchi deshi.

Éramos mais de setenta pessoas em casa de Hitohira Saito Kaicho, para testemunhar a cerimônia budista liderada pelo sacerdote da família, em frente ao "butsudan" 「仏 壇」 (altar budista encontrado na maioria dos lares japoneses). Este altar foi decorado para a ocasião e muitas ofertas foram colocadas próximo dele.

A casa estava cheia e tivemos de colocar mais bancos no lado de fora para que todos se podessem sentar. Sentámo-nos em silêncio por um momento e a cerimônia começou. Depois de rezar e cantar, o padre convidou a todos a prestarem os seus respeitos, queimando incenso ao espírito de Morihiro Saito Sensei. Neste ponto da cerimônia, pudemos testemunhar o cruzamento de todas as gerações reunidas para este evento. Os anciãos foram primeiro, velhos amigos ou estudantes, depois vieram os filhos de Morihiro Sensei, depois os seus netos e, finalmente, os seus bisnetos. Foi um momento comovente para testemunhar mais uma vez a força do vínculo entre gerações da família Saito, cercada também por gerações de alunos.

Quando a cerimônia terminou, Hitohiro Saito Sensei convidou os presentes a subirem ao Shin Dojo [dojo de Morihiro Saito Sensei], para uma reunião menos formal. Colocaram-se mesas no dojo para a ocasião e foi servida uma refeição, juntamente com bebidas. Uma entrevista de Saito Sensei foi exibida, e os álbuns de fotos da família estavam disponíveis para os convidados os verem.






Todos nós levantamos nossas taças para um grande “Kenpai"「献杯」(“vivas” em homenagem ao falecido) quando Sensei abriu a festa com um discurso. Os convidados foram colocados ao longo de 3 mesas, cada uma para uma geração de estudantes. Hitohira Saito Kaicho sentou-se à cabeceira da mesa dos alunos atuais, ao lado de um convidado especial, Honma Sensei, que viajou de Denver para a ocasião. Havia também um “kagezen” 「陰膳」(mesa para os ausentes ou falecidos), com um copo de saquê para cada membro de uma lista que Sensei anotou.


Muitas lembranças foram compartilhadas durante esta festa, entre antigos alunos ou alunos mais jovens, ansiosos por aprender mais sobre Morihiro Sensei. No seu discurso, Hitohira SaitoKaicho anunciou o fato de que ele oficialmente daria ao seu filho [o presente Waka Sensei e futuro sucessor], o nome de “Morihiro”, durante a celebração do aniversário da fundação de sua organização, no dia 9 de junho.


Escrito por Victor  Detrez, uchideshi de quase um ano e por Nakajima Miki, de Quioto.

Fotografias por Olivier Eberhardt