quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

KAGAMI BIRAKI 2020






No dia 11 de Janeiro, teve lugar o evento chamado Kagami Biraki, que dá início oficial ao ano de treino.

Este evento teve lugar no dojo de Estremoz, situado no Pavilhão Municipal Desportivo.
O Kagami Biraki começou às 09h15 e durou por volta de 1 hora e teve a participação do dojo Isshin, em Lisboa, liderado pelo mestre Jorge Feio, do Kamiaikidojo, representado pelo professor Luis Gomes, e do Takemusu Aikidojo, liderado pelo Professor Nelson Mota.



O evento começou com a cerimónia de abertura, seguido com um discurso do mestre Tristão, que falou sobre o significado do Kagami Biraki, do significado das demonstrações, e falou sobre a prática nos vários dojos da APASD.  Ao discurso, seguiu-se a entrega de certificados de assiduidade e de agradecimento, seguindo-se as demonstrações dos praticantes.


Feliciano Vasa, do dojo de Torres Vedras; Ricardo Brites, de Estremoz; Mihai Branescu, do dojo de Vila Nova de Santo André; e Yann le Moan, do dojo de Lisboa receberam os certificados de assiduidade.
Houve também entrega de certificados gratidão pela ajuda prestada em 2019, tendo começado entrega ao Joaquim Dias, seguindo-se Ricardo Brites, Aristides Bicho, Nelson Mota, António Miguel Serra e Jorge Feio.


Ao todo houve 13 demonstrações de praticantes de várias graduações, tendo começado com uma excelente demonstração do Gabriel Pires, 9 kyu (na altura), do Estremoz Aikishurendojo, que demonstrou técnicas de Katate dori com o António Painha, 6 kyu.
Seguiram-se as demonstrações de: Ricardo Brites, 6 kyu que demonstrou técnicas mais avançadas de Katate dori, com o Nuno Sousa, shodan, ambos de Estremoz; de Antonio Painha que demonstrou técnicas de shoumen uchi com o Ricardo Brites; Leonardo Gonzalo, que demonstrou várias técnicas de Ikkyo, com o professor Luis Gomes 3 Dan; Feliciano Vasa Ferreira, 2 kyu, demonstrou técnicas de Morote Dori com o professor Nelson Mota, nidan;

Joaquim Dias, shodan, demonstrou Irimi Nage com o António Painha, 6 kyu; Nuno Sousa, shodan demonstrou Ichi no Kumitachi, com variações, com o Ricardo Brites, 6 kyu; Carolina Cabrera, nidan, demonstrou Jo dori com o Yann Le Moan, também nidan; Nelson Mota, nida, demonstrou técnicas de Muna dori com o Nuno Sousa, shodan; Yann le Moan, nidan, demonstrou técnicas de Koshi Nage, com Carolina Cabrera, nidan; Luis Gomes, sandan, demonstrou técnicas de Jo Nage com Yann le Moan, nidan; Jorge Feio, yondan, demonstrou Tachi Dori com os uke Luis Gomes, sandan e Nelson Mota, nidan. A última demonstração foi do mestre Tristão da Cunha que demonstrou Tokubetsu Kihon e Hanmihandachi com o António Painha, 6 kyu.
O evento acabou com um almoço na quinta Aiki En, no qual participaram todos os praticantes, familiares, vizinhos e ainda mais alunos de Santo André, que chegaram mais tarde.



Muitos parabéns a todos e bom ano de treino.


Para mais fotografias clique aqui.