segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Atemi waza 1: zu ate kokyu nage

Os kata de atemi waza foram codificados juntando várias técnicas de taijutsu existentes no aikido.

Muitas vezes os atemi são omitidos para nos podermos concentrar mais nos detalhes da técnica e/ou para economizar tempo de execução.

Saito sensei dizia que, no geral, existem pelo menos três possibilidades de executar atemi(s) em cada técnica. Contudo, muitos atemi são omitidos para se poder aumentar a rapidez de execução.

- Tori e uke encontram-se ambos em ai hanmi. Ambos estão em migi hanmi.

- Uke avança e agarra ambos os ombros de tori com o agarro ryokatadori.

- Tori rapidamente baixa as ancas e, com ambas as mãos, levanta bruscamente os braços do uke, pelos cotovelos.

- Tori repentinamente executa uma cabeçada com a testa (osso frontal do crânio) contra o plexo solar do uke.

- Antes que o uke consiga levantar o joelho para se defender, tori rapidamente desliza para trás com o pé esquerdo e ajoelha-se no joelho esquerdo, saindo ligeiramente fora da linha de ataque para a direita.

- Tori faz uma rotação das ancas para o lado esquerdo e projeta o uke, enviando o seu ombro direito para baixo e para a frente do uke, e "empurra o esquerdo por cima da sua orelha" [kuden].



Dica:
Ás vezes o agarro do uke é muito forte e é difícil tirar. Neste caso, aplica-se um atemi em cada cotovelo do uke, por debaixo (um tipo de haito uchi ou tetsu uchi ao contrário), com a parte de cima dos punhos fechados. De seguida agarram-se as mãos do uke e rodam-se para dentro até o uke largar. Rapidamente levantar os seus braços e deslizar as nossas mãos para baixo até agarrar os cotovelos do uke, para impedir que este os feche e bata nos lados da nossa cabeça, quando entrarmos para o atemi. Então, aplicar o zu ate ao plexo solar.


Vocabulário
Ryokatadori: agarrar os ombros com ambas as mãos.
Ryo: dois
Kata: ombro(s)
Dori/tori: agarrar

Tori: Tristão da Cunha, 8º Dan
Uke: Gil Vargas, 3º Dan
Filmagens: Rui Pessoa Pires

Não praticar sem a presença de um professor.
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