segunda-feira, 8 de março de 2010

MANJI

O kata principal do shurikenjutsu é conhecido como Manji no kata. Em japonês, manji , refere-se ao que nós conhecemos como a cruz suástica. Como no ocidente este símbolo tem conotações muito más, temos de estudar melhor o seu significado. Este símbolo já tem mais de 5000 anos e, óbviamente, não pode ser unicamente associado ao nazismo.
Um dos praticantes de Aikido enviou-nos um artigo interessante sobre uma explicação do símbolo, segundo a filosofia/ciência Indu. Mais abaixo incluo o seu artigo.
Para obter mais informação sobre este símbolo, também podem visitar o site da Wikipédia.
....................................................................................................................................................................

Evolução do símbolo, por Ganesh


O estado nirgun'a é para além do pensamento. Não pode ser expresso através da linguagem escrita ou através de símbolos. Assim, não há um outro meio de expressar isto a não ser usar um "ponto", embora a utilização de um “ponto” (.) seja totalmente incapaz de transmitir o seu significado .

Em tempos antigos, as pessoas não viam outro meio, do que usar uma linha vertical para indicar a Força Cognitiva Suprema, e a uma linha horizontal para indicar a Suprema Força Operativa (Parama’ Prakriti). Para expressar o Universo, isto é, a Força Cognitiva vinculada por Prakriti (natureza) os antigos desenhavam um sinal de mais (+).

No universo expressado a entidade dinâmica fundamental é om (a + u + m), mas para além disto existe um oceano inexpressável de consciência. Para expressar isto não há outra forma do que usar um “ponto” (.).

A = Criação G = Geração

U = Preservação O = Operador

M = Destruição D = Destruido





Om, é o símbolo da criação. O "." (acima visto). Na filosofia Tantra, é o símbolo do universo ou da criação, e isso é porque não podemos medir o tamanho do universo. Até hoje só temos uma estimativa apresentada pela ciência, que nos diz que a nossa galáxia é de 120 00000 milhões de anos-luz de dimensão. Isso é apenas uma estimativa muito grosseira do tamanho de só da nossa galáxia. Se assim é, podemos imaginar o quão grande é o nosso universo; "Enorme!" A mente humana tem muitas capacidades e tremendas capacidades, mas não pode discernir o tamanho do universo; pode sim imaginá-lo.

Através da prática da meditação podemos ver o universo dentro de nós quando a mente está sob controlo, em vez de cavalos correndo como loucos ou como as ondas intermináveis que quebram em todos os oceanos, mares e lagos.

A linha "-" abaixo do ponto ".",é o símbolo da natureza. Portanto, a natureza ou seja, a “força criativa "onde tudo cresce, é representada pela linha recta horizontal.



Escondida atrás da faculdade criativa está a força cognitiva ou "inteligência suprema", e que é representada por uma linha vertical.

+Quando colocamos estas linhas juntas, sobrepostas, o símbolo gerado representa a unidade das forças e cria dinamismo, o que significa que as linhas começam a mover-se num sentido anti-horário. Este símbolo chama-se suástica, que significa "estar bem" ou energia positiva.

Isto agora representa a energia espiritual, que reside no primeiro chacra a que se chama kundalinii. Este chacra é uma força sempre latente, adormecido em todos os seres criados, mas apenas os seres humanos têm a capacidade de despertá-lo através do processo de meditação. Isto acontece porque, de todas as criaturas, só o ser humano só tem uma coluna vertical e anda sobre duas pernas. A força kundalinii não pode ser acordada quando está na horizontal, tal como a coluna vertebral de todos os animais.

É claro que hoje o conceito ocidental da suástica foi totalmente machado por uso indevido de sua força. Um machado, que deve ser usado para o corte de madeira, também pode ser usado para matar alguém, mas a culpa não é do machado e sim da pessoa que o usa. Na Ásia, especialmente na Índia, Birmânia, Tailândia, Sri Lanka e Bali, este símbolo é colocado nas portas de entradas de casas, em carros, caminhões, em lojas etc. como um símbolo para trazer bem-estar para o povo.

Om é pronunciado como om, mas escrito como AUM.

Um é o som da criação

U é o som de preservação

M é o som da destruição.

Semelhante ao G para o Gerador para O para Operador e D para Destruidor, "DEUS"
Tudo que é criado deve ser mantido e tudo o que é criado um dia será destruído.

Dada Ganesh
Para contactar o Dada, pode visitar os sites:
http://www.anandamarga.pt/

http://www.prama.pt/
http://www.amurt.net/