quinta-feira, 4 de março de 2010

Reavaliação anual dos professores da APASD


Decorreram com algum sucesso os exames de reavaliação dos professores da APASD.
Como é sabido, todos os anos os professores da APASD têm de mostrar o seu nível técnico através da repetição do exame-padrão de shoudan. Este exame requer que os candidatos tenham um conhecimento das técnicas básicas que fazem parte do curriculum do Dento Iwama Ryu. Estas técnicas incluem tanto taijutsu como bukiwaza e bukidori.

A avaliação do conhecimento do número de técnicas foi satisfatória, mas houve alguns yudansha que mantiveram o seu nível técnico o que, segundo o mestre Tristão, é mau. O nível técnico de qualquer praticante, principalmente dos professores, tem de estar sempre a subir. Não pode, diz o mestre, haver estagnação. Os professores, principalmente os mais graduados, têm grandes responsabilidades para com os seus alunos, para com a APASD e, claro está, para com o nosso Soke.

A avaliação das partes específicas da execução de cada técnica em taijutsu também foi satisfatória mas faltou, principalmente aos praticantes que pouco frequentam o honbu dojo e os estágios nacionais(isto notou-se claramente), o seguinte:

  •  Baixar mais as ancas, o que dá um grande poder à execução das técnicas
  •  Baixar os ombros
  •  Corrigir o hanmi básico, nas técnicas básicas
  •  Formas mais correctas ao terminar as técnicas mais avançadas
Na parte da avaliação das armas, também se notou a falta de:
  • Baixar as ancas
  • O correcto empenho das ancas, ombros e cotovelos e,
  • O hanmi correcto para cada técnica.
Estes erros não aconteceram sempre, como referiu o mestre Tristão, mas nunca os yudansha acima do nível de nidan, deveriam fazê-los durante a execução das técnicas praticadas.

Espera-se que os professores que não participaram na reavaliação técnica anual tenham subido de nível e estejam a estudar, conscientemente, para um nível acima do presente,  tendo em atenção as suas obrigações para com os seus alunos, e os seus deveres para com a APASD e o Dento Iwama Ryu nacional.
Os alunos, mais do que os professores, são quem quer ver os seus professores a progredirem e a subirem de nível técnico (Dan).
O Conselho Técnico da APASD irá programar outra reavaliação técnicas dos professores - nas quais todos os outros yudansha podem participar - cuja data será anunciada brevemente. Como sempre, a participação nestas avaliações é gratuita.