segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Pequena renovação do shoumen do honbu dojo


Kamidana do honbu dojo modificado

Durante o fim de semana, o kamidana do honbu dojo foi melhorado com a ajuda do professor Gil Vargas. Pouco a pouco o honbu dojo toma a cara definitiva. Ainda falta montar uma pequena construção que dará a forma definitiva ao shoumen do dojo.
As madeiras para foram oferecidas pelo Alberto Ramos e são de cipreste.
Com estas madeiras há um tempo atrás o professor Pedro Cardoso, que também está a montar as lâmpadas oferecidas pelo Presidente da APASD, o Dr. Manuel Morais Costas, contruiu uma bonita e prática prateleira.
No kamidana temos as fotografias do Fundador, do grande mestre Saito e caligrafias do nidai Soke, Morihiro Saito, de seu sucessor, o presente Soke Hitohira Saito e de sua mãe, Sata Saitosama. Os goza que estão à frente são coberturas originais do antigo templo do Aikido, Aikijinja, ainda do tempo de O'Sensei.

Entrentano os que já não vêm ao honbu dojo há algum tempo verão três alvos para a prática de shurikenjutsu construidos pelo Gaspar Paulino com a ajuda do Gil Vargas.
Como sempre a mestre Mónica também ajudou muito.
Alvo de shuriken
Além dos alvos o Gaspar também trouxe prateleiras para a cozinha, para os panos de limpar o dojo e para os vestiários.
Na entrada do tatami está também montado um saco de treino oferecido pelo Gaspar Paulino.
Obrigado Gaspar, obrigado Gil, obrigado mestre Mónica.

O honbu dojo tem recebido novos alunos o que faz com que as aulas sejam mais animadas. Este novo ambiente favorece a uma prática mais intensa.