sábado, 11 de dezembro de 2010

CONSELHHOS DO ANTIGO GRANDE MESTRE MORIHIRO SAITO

Ter Boas Maneiras


Observar os bons costumes é muito mais do que simplesmente fazer uma vénia. É essencial que os estudantes recebam seus professores e sempai com a máxima honra e todos os respeitos. Mostrar o devido respeito é muito difícil de fazer, já que cortesia excessiva degenera em insolência e os que têm um comportamento demasiado modesto tendem a esquecer-se de ser civis.”

Saito, Morihiro; Traditional Aikido, Vol. 5, “Training Works Wonders”, Pg 41

Comentário: No Budou, a ausência da boa educação, de uma etiqueta correcta, impedirá o praticante de atingir um elevado nível. Este é um conhecimento geral praticado por todo o mundo nas mais diversas artes marciais. Na Via do Aiki, ainda mais, isto é do mais importante.



Ter cuidado

É considerado muito rude e descuidado quando passamos indiferentemente pelo meio de um treino. Uma pessoa que faz tal coisa é, sem dúvida, pouco alerta. Durante um seminário ou treino conjunto, alguns participantes deitam os restos de sua refeição fora imediatamente, enquanto outros optam por mantê-los até o dia seguinte. A tendência de “deitar-fora” é particularmente evidente em países onde existe uma forte previdência social. Aqueles que não têm nenhum escrúpulo em deitar coisas fora estão, para todos os efeitos práticos, a menosprezar as suas vidas. De um modo geral, deve-se valorizar e tratar bem a propriedade.”

Saito, Morihiro; Traditional Aikido, Vol. 5, “Training Works Wonders”, Pg 42

Comentário: Sensei disse muitas vezes que aqueles que deitam coisas fora facilmente, também rápidamente deitarão fora os ensinamentos recebidos, por pensarem não serem mais úteis. Também nos relacionamentos isto é frequentemente. “Guardar para o dia seguinte” é um ensino excelente e todos nós devemos estudar isto em detalhe.


Roubar a Técnica

"Tais conceitos como "roubar uma técnica" e "ter uma técnica roubada" nasceram no Japão antigo. Roubar é uma técnica muito mais interessante do que ser ensinado. Se nos for ensinado tudo, o interesse na arte diminui pela metade. Daí o meu desejo de que os leitores estejam ávidos por roubar as técnicas reveladas ao público nos meus livros.”

Saito, Morihiro; Traditional Aikido, Vol. 5, “Training Works Wonders”, Pg 130

 
Comentário: A maioria dos estudantes durante uma aula olham para o professor e imitam as suas técnicas. Isso não é nada do que Sensei quis dizer. Roubar a técnica de um professor envolve o prestar uma grande atenção aos mínimos detalhes, desde os movimentos físicos à respiração (Kokyuu), desde o Kiai ao olhares (metsuke). Pequenos movimentos como baixar um pouco as ancas aqui e ali, são de extrema importância. Quando se rouba de tal maneira, a tendência é nunca nos esquecermos não só com a nossa mente, mas também com nosso corpo; especialmente se tivermos sido uke para o professor. Não temos de gostar do professor, somente seguir a etiqueta e roubar a sua técnica. Contudo, os alunos que querem estudar mais profundamente, também devem continuar a roubar os hábitos e costumes do professor e a estudá-los.