A Mestre Mónica fez vários arranjos florais assim como a Srª Dª Madalena Bicho - oferendas especiais - que enfeitaram muito bem o nosso shomen.
No dia 13 houve uma pequena aula para as crianças frequentada por alguns adultos também e, tal como programado, a ceremonia começou às 11:00h com a entoação do Amatsu Norito, Rokkonshojoufutoharai e Hannyashingyo.
Depois desta curta cerimonia, houve a entrega dos certificados ao professor António Miguel Serra, que passou o exame de 4º Dan no estágio de Santiago de Compostela, dirigido por Hitohira Saito Soke, e ao praticante António Dente que passou para shodan.
Depois desta curta cerimonia, houve a entrega dos certificados ao professor António Miguel Serra, que passou o exame de 4º Dan no estágio de Santiago de Compostela, dirigido por Hitohira Saito Soke, e ao praticante António Dente que passou para shodan.
Cerimonia de entrega dos certificados de Dan |
António Dente recebe o seu shodan menjo |
O professor António Serra recebe o seu certificado de Yondan |
Seguiu-se o Honno embukai onde os professores Cotovio demonstraram jo dori e jo nage, o António Dente e seu parceiro o uchideshi Marko Tomatis demonstraram várias técnicas de taijutsu, o professor Miguel Serra com o seu aluno Joaquim Nascimento demonstrou os kentaijo, e por fim o mestre Tristão que demonstrou taijutsu - hanmi handachi e tachi waza com o uchideshi Marko Tomatis.
Os gémeos Cotovio demonstraram jodori e jonage. |
|
Demonstração do yondan António Serra. O professor demonstrou os kentaijo com o seu aluno e amigo, o Joaquim Nascimento |
Demonstração de hanmihandachi pelo mestre Tristão |
Depois das demonstrações começou uma sessão de filmes de Morihiro Saito Shihan e de O'Sensei. O primeiro foi Morihei Ueshiba, "Founder of Aikido 1961", o segundo foi um documentário feito sobre Morihiro Saito Sensei em 1973 e a sessão acabou com os filmes de jodori e jonage - uma aula ensinada por Morihiro Saito Sensei em Iwama.
Ao acabar, enquanto vários alunos iam oferecendo incenso em memória de Morihiro Saito Shihan os outros começavam a preparar as mesas para a festa.
Alguns praticantes chegaram atrasados à cerimonia mas puderam depois participar na festa e tivemos o prazer de desfrutar da sua companhia.
Como sempre houve iguarias sem igual na nossa mesa, como um arroz misto feito pela Srª Cotovio, uma caldeirada de peixe da Madalena Bicho, borrego no forno pela Presidente da APASD, e muitos outros pratos deliciosos. Óptimas estavam as Francesinhas feitas pela Tesoureira!
O bolo de agriões foi um novo prato que também apareceu nesta Naorai. Com um sabor a vegetais, sem contudo deixar de ser um bolo, coberto com chocolate, foi uma novidade bem recebida. Também o gelado de frutos vermelhos da Srª Presidente foi muito bom. Houve ainda mais outros doces e saladas.
Os vinhos tintos e brancos, os sumos, tudo estava bom.
À medida que os praticantes voltavam a casa, a festa transformava-se numa segunda e terceira festa.
A última festa do dia 13 de Maio |