quinta-feira, 10 de maio de 2012

TAI SAI E SHINOBUKAI EM IWAMA

O mestre Tristão viajou este ano pela segunda vez a Iwama, desta vez para participar na festa anual do Tai Sai (大祭) e no Shinobukai(偲ぶ会 10回忌)de Morihiro Saito Soke.
No dia 13 de Maio terão passados 10 anos desde o seu falecimento e a data do Tai Sai foi a mais propícia para realizar uma cerimonia de lembrança da sua morte.

Takenoko - rebentos de bambu
Vieram professores e alunos de todo o Japão e do mundo para participar neste evento.
Dois dias antes, como é usual, houve o susuharai ou seja a limpeza - misogi - de todo o dojo em preparação para o taisai. Depois houve muito trabalho de preparação da cerimónia e da festa final - naorai.
Na floresta, Hitohira Saito Soke, que embora esteja a recuperar duma operação ao braço, cortava takenoko, os rebentos de bambú, para fazer o prato típico da época como é tradição.
Por detrás do Tanrenkan a mestre Rie Kajiwara e o mestre Tristão limpavam e preparavam o bambu para ser fervido ali mesmo numa cozinha a céu aberto, como é hábito no campo.
Muitos outros rebentos foram preparados para serem oferecidos aos shihan que iriam visitar o dojo no dia 29.

Takahashisama durante
a cerimonia
(foto de Johan Brooks)
O Tai sai começou com a prestação de homenagens a Morihiro Saito Soke, de centenas de pessoas que vinham ao Shin dojo para este fim. Depois houve a cerimonia dirigida pelo padre Shintoista, Takahashisama. Durante a cerimónia houve a costumaria oferenda de raminhos de sakaki. A cerimonia acabou com um discurso sobre Morihiro Saito Soke e todos os aikidoka - japoneses e estrangeiros - falecidos até então. Assim ouvimos nomes como Giovanni Gerbi e Gianfranco Leone entre os nomeados.

Houve representações da Argentina, do Canadá, da Dinamarca, das Filipinas, da Inglaterra e, claro está, de Portugal.
Uma grande alegria foi também a presença de um dos mais antigos alunos de Morihiro Saito Soke, o mestre Dennis Tatoian. Tatoian Sempai está agora a viver nas Filipinas onde ensina Dento Iwama Ryu. Dennis Sempai viajou com o professor Aries, um aluno seu com muito humor.


Sata Saito Sama - 29 Abril
(foto Johan Brooks)
Foi também uma alegria geral de vermos a grande dama Saito que subiu ao Shin dojo para participar na festa e na cerimónia.
Esta senhora é talvez a pessoa que mais conhecimento tem de O'Sensei e de sua mulher, desde que se mudaram para Iwama, pois serviu o casal até à sua morte. É realmente uma grande honra estar na mesma sala do que ela.

A festa recebeu vários personagens importantes da política local assim como mestres do Aikikai e de outras organizações que quiseram passar um bom tempo com os seus amigos. Yasuo Kobayashi Shihan, o muito famoso mestre do Aikikai juntou-se à festa com seu filho e passaram um bom pedaço do tempo a rir às gargalhadas.
Kobayashi Shihan
(foto Johan Brooks)

Vistia de Kobayashi Shihan ao Shin dojo
(foto Jorge Valle)
Aspecto da festa avançada
(foto William Doublet)










Antes de se passar à festa comemorativa da ocasião, houve ainda a entrega de certificados de Dan.
O Wayne recebeu o 4º Dan assim como Waka Sensei. Hisako Saito san, esposa de Sensei, recebeu o 3º Dan assim como seu filho Mitsuyoshisan.
O Wayne teve a alegria de também ter a sua mãe por perto pois tinha chegado uns dias antes dos Estados Unidos.



Hisako Saito san recebe o certificado de Sandan, das mãos do marido
(foto Johan Brooks)
Wayne recebe o 4º Dan das mãos de Sensei,
na cerimónia realizada no Shin Dojo.
Por detrás, uma foto do grande mestre Morihiro Saito
(foto Johan Brooks)
Sensei ao centro, mestre Tristão no lado esquerdo cerca de Lasse,
da Dinamarca. No lado esquerdo vemos Hisako Saitosan e um sobrinho.
(foto William Doublet)
O mestre Tristão voltou no dia 7 não sem antes participara em mais uma festa, desta vez a sua festa de despedida no jardim de Sensei. Os pratos confeccionados foram churrasco (!!), Peixe grelhado embrulhado em folha de alumínio, "Aiki"Yakisoba, estilo Saito com muito alho e pimenta, e o tradicional arroz de takenoko.

Um evento interessante foi a viajem aos templos de Kataori e Kashima, de donde vêm as mais antigas artes marciais Japonesas. Apesar da chuva, podemos ainda desfrutar de magnificas vistas e estudar os edifícios ancestrais muito bem conservados. Esta viajem muito instrutiva foi programada por Waka Sensei e sua mãe Hisako.
Banheira de misogi da Kashima Shinto Jinja.
( foto William Doublet)