terça-feira, 15 de janeiro de 2013

TACHI WAZA SHOUMEN UCHI KOTEGAESHI



Kote gaeshi significa rodar o pulso ou revirar o pulso.
Esta técnica dever ser uma das técnicas mais conhecidas do Aikido, pois é facilmente ensinada e aprendida.
Existem inúmeras variações da mesma, de acordo com os ataques e pode ser aplicada contra ataques sem armas ("sudê") ou com armas (buki dori). Tachi dori kotegaeshi, jo dori kotegaesshi, tankendori kotegaeshi são todas técnicas conhecidas da maioria dos praticantes assíduos.

Hoje a mestre Mónica Sousa, 5º Dan de Aikido, demonstra esta técnica desde o ataque de shoumenuchi, com o Nuno Rufino, 3º kyu.

Otagai ni rei - saudação mútua

Kamae

1- Com a mão direita aplicar um ataque de shoumenuchi,
incitando o uke a responder ao ataque.
2- Mal o uke confronte o nosso ataque com a sua mão direita, de
imediato dar um passo com o pé de trás [neste caso o esquerdo]
colocando-o mesmo em frente ao pé do uke; Este será o ponto
de pivot.

3- Com a mão esquerda, agarrar  por cima mão do uke, e abrir o
corpo dando um passo para trás com o pé direito, desequilibrando
o uke.
Nota: Ao cortar o ataque do parceiro para fora, estar alerta contra
ataques de outros adversários.
NOTA: Agarro correcto da mão do uke para aplicação do kotegaeshi

4- Repentinamente, girar as ancas com um grande passo para trás do uke,
com o pé esquerdo.
Ao dar o passo, usar a mão de fora para ajudar a revirar o pulso do
uke, contra ele mesmo e para fora, desequilibrando-o também para trás, como mostra
a fotografia.
Nota: verificar que a mão de fora do uke, neste caso a esquerda, não
toque nem tenha possibilidades de tocar em nage.

5- O uke cai de costas no chão e, de imediato, nage agarra o seu cotovelo
com a mão direita, pressionando para baixo de forma a impedi-lo
de se levantar.

5a- Nage dá um passo pela frente do uke, cruzando o seus pés de forma
a que consiga, ao descruzar com o próximo passo, ficar na posição exacta
para controlar o uke.
Nota: Estudar bem a maneira correcta de dobrar o braço do uke, de forma a que ele
seja obrigado a ficar de barriga para baixo.
5b- A melhor forma de forçar o uke a virar-se de barriga para baixo.

6- Se os movimentos das mãos e dos pés, depois da projecção,
forem bem feitos, o nage ficará na posição exacta para dominar
o braço do uke. Para imobilizar o uke contra o tatami existem muitas formas.
Aqui mostramos as duas principais. Na fotografia em cima, nage pressiona
o seu joelho esquerdo contra o braço do uke, de forma a empurrurá-lo para
a frente na direcção da sua cabeça. Ao mesmo tempo ajuda a fazer pressão
contra o seu pulso, dobrando ainda mais o pulso do uke com a ajuda da mão direita.
Todo o braço do uke tem de ser empurrado contra o tatami de forma a que o ombro do
uke fique comprimido contra o tatami.
Nota: é muito importante lembrar que a mão de nage que agarra primeiro a mão do uke,
não larga mais a sua mão até a técnica estar completa.
ATENÇÃO: Tomar cuidado com as imobilizações para evitar acidentes. Perguntar sempre ao uke
se tem problemas com os pulsos ou com os ombros. Aplicar só a força suficiente para controlar, nunca para
danificar o corpo do parceiro. Se o parceiro não tiver a elasticidade suficiente para que possamos completar a técnica, deveremos fazer a forma final sem aplicar pressão alguma.

6a- Outra forma de dominar o uke é com a imobilização em baixo.
Neste caso, a mão que estava a agarrar o cotovelo do uke, desliza
para cima e agarra o seu pulso, enquanto a outra pressiona o braço
do uke contra o nosso próprio corpo e para baixo.
Inclinar-se na direcção da cabeça do uke para finalizar a técnica.
Nota: ao imobilizar desta forma manter sempre o zanshin durante a troca de mãos,
pois o uke pode escapar se houver alguma abertura técnica.
______________           ________________________             ________________________      

Erros comuns com o kotegaeshi. 

1 - Nage dá um passo para trás do uke com o pé de fora (neste caso
o direito).
Isto é perigoso, pois aproxima o corpo de nage ao corpo do uke e este
pode desferir um atemi, como indica a fotografia.
2- Nage dá um passo para longe do uke, não para trás dele como
deveria ser. Neste caso o uke pode evitar ser projectado endireitando-se
e puxando a mão de volta.
2b- Sem desequilibrio não pode existir projecção.

3- Nage puxa o braço do uke contra ela, prendendo o braço
ao seu corpo





3a- Se nage fizer a técnica da forma acima demonstrada,
o uke pode aproveitar a proximidade do corpo do uke,
deslizar para trás dela e projecta-la.


4- Se nage agarrar no pulso do uke, em vez de agarrar a mão,
será difícil aplicar a torção ou revirar o pulso para aplicar
kotegaeshi, pois só uma mão é que exercerá o movimento
necessário para torcer o pulso, o que será impossível de fazer
se o uke for mais forte do que o nage.



4a- Aqui o uke é mais forte fisicamente do que o nage e, fechando
a mão com força e encolhendo o braço, dificultará o trabalho do uke.


5- Quando nage tenta aplicar demasiada dor no pulso do uke,
descuidando os passos e o desequilíbrio, o uke pode simplesmente
dobrar o seu cotovelo e baixar as ancas de forma a que depois possa
facilmente aplicar um atemi em nage.
5a- Desta forma o uke não será desequilibrado. Com a dor que sente
o uke baixa-se mas não é projectado. Também pode aplicar um
atemi no nage com a mão esquerda.


6- Quando o uke se encontra demasiado longe de nage, este não
poderá projecta-lo.


7- Quando nage agarra correctamente a mão do uke mas deixa-a
de palma virada para baixo, o uke não se desequilibra tanto e também
poderá dobrar o seu cotovelo contra nage e projecta-la com kokyu nage.