segunda-feira, 16 de setembro de 2013

FESTA NO HONBU DOJO - 8 SETEMBRO 2013, Por Monica Sousa


O novos yudansha com os seus certificados, participantes na cerimonia e 
membros do kambukai, depois da cerimonia.

Foi com grande alegria que no dia 8 de Setembro se procedeu à entrega dos certificados de Dan: Carlos Ricardo (Sandan); Yann Le Moan, João Outeiro e Nuno Rufino (Shodan). Esta foi uma cerimónia muito esperada por todos os que acompanharam os estudos e exames destes praticantes muito queridos! Aos novos Shodan teceram-se vários elogios sobre a sua aparência com hakama.

Foram várias as pessoas que quiseram participar neste festejo, incluindo seis membros da Direcção e do Conselho Técnico que impacientemente aguardavam pelo momento de brindar tão fortes guerreiros com nikyos e cachaça… ao Sandam presenteou-se também com o sankyo e com o yonkyo. O Luís Filipe Martins, que aguarda a chegada do seu diploma, quis igualmente participar e “voluntariamente” ofereceu os seus pulsos aos Sempais para aplicarem uns fortes nikyos. Voltaremos a repetir com a entrega do diploma, claro está!
 
Carlos Ricardo recebe o seu Sandan

O João Outeiro, praticante de longa data, ao receber o
certificado de shodan

O Nuno Rufino, tesoureiro da APASD, recebendo o seu certificado de shodan

O Yann Le Moan foi o primeiro a receber o seu diploma de shodan

Apesar de não ter havido treino foi ainda possível contar com a presença de outros praticantes e amigos, nesta festividade que não só celebrava as novas graduações, como também os aniversários de alguns dos presentes: do Jorge Folgado, da encantadora Gal la Monserrat, do sempre bem disposto Professor Jorge Feio, e da Mestre Mónica Sousa que festeja sempre o seu aniversário durante todo o mês de Setembro!!!

Nesta celebração destacam-se as presenças da Sra. D. Madalena Bicho e da Filipa, amiga do recém-praticante Miguel Plantier (e quem sabe futura praticante) que calorosamente participaram nestes festejos, e ainda do nosso mais recente uchideshi Jorge Folgado, que veio de Castelo Branco aprender durante uma semana com o nosso Mestre.


Com carinho comemorou-se igualmente a presença do nosso querido Pedro Cardoso a quem desejamos uma excelente viagem de regresso ao Japão e uma boa estadia nesse país que o acolheu! Para que ele pudesse levar boas recordações de Portugal muitas iguarias foram cozinhadas: húmus com cenoura, azeitonas deliciosamente temperadas, enchidos, amendoins, batatas fritas, empanadillas de salmão, perna de perú em púcaro de barro, rolo de carne com fiambre e queijo, salda fresquinha, lentilhas com farinha de mandioca, bifinhos de perú e arroz branco, pizza de massa fofa e frango assado. Brindámos com maravilhosos tintos: do Douro (Duas Quintas, Reserva 1997), do Dão (Quinta dos Carvalhais, 2004) e do Alentejo (Pias), entre outros. Houve quem regasse com Lambrusco, Coca-cola ou outro refrigerante.
 
No final da entrega o mestre discursa sobre a correcta forma de colocar os certificados
Depois deste repasto e para que não subsistisse a menor dúvida que apreciamos boa comida, prosseguimos com sobremesas divinais que dificultaram todo o esforço de uma dieta equilibrada: diferentes bolos gourmet da pastelaria francesa, mousse de manga, tarte de requeijão, pastéis de nata, éclair com um fabuloso chocolate, bolo de nozes, bolo branco, mousse de chocolate e gelado de meloa.


Como não podia deixar de ser, e para ajudar a digestão, cantámos com alma e emoção “Grândola, Vila Morena”, “Milho Verde” e Besame mucho (fantasticamente actuado pela Gal la Monserrat). O Pedro Cardoso deu largas à sua voz e presenteou-nos com os Beatles, acompanhado pela harmónica do alentejano Luís Marques. Houve ainda quem modestamente tenha cantado “O Malhão” e quem nos tenha surpreendido com uma excelente voz que muito enriquece este coro.



"Nikai" party que durou até tarde.

A festa continuou até tarde permitindo comer mais qualquer coisa à hora de jantar com um grupo mais restrito. E assim foi mais uma grande festividade vivida com o espírito que nos une!

Para mais fotografias verifiquem o Facebook da APASD Portugal Aikishurendojo.