Susuharai no ano passado. |
Esta tradição japonesa que se cumpre rigorosamente em Iwama também, não é estranha à cultura ocidental.
Há alguns anos era comum preparar a casa para o ano novo, limpando muito bem toda a casa, de alto a baixo e também era comum deitar fora tudo o que não era necessário. Este costume parece estar em desuso, mas no Japão continua forte.
Osouji no Japão antigo |
Todos os anos temos feito esta grande limpeza, a qual também é feita antes do Tai Sai.
Assim, este ano o Susu-harai será sábado, dia 28 de Dezembro. Não haverá treinos nesse dia, pois a limpeza é a actividade mais importante antes do final do ano.
A limpeza normalmente é feita no dia 13 de Dezembro. Contudo dia 13 de Dezembro é sexta feira e pouca gente pode vir ajudar durante o dia. Dia 14, sábado, seria um bom dia, mas também é o aniversario do Fundador do Aikido, Morihei Ueshiba (14 Dezembro de 1883). Não seria de bom grado fazermos uma grande limpeza no dia dos seus anos. O dia 28 será por isso um bom dia.
O-souji |
Depois da limpeza, claro está, haverá uma festa de comemoração.
Tragam por isso comida e bebida para a festa. Compartiremos tudo no final da limpeza.
Além da limpeza física do dojo, esta limpeza também tem o sentimento de uma limpeza espiritual. A inter-ajuda durante este acto será uma forma de deitar fora os rancores, os ódios, e todos os sentimentos que nos ocupam e enegram a alma.
O dojo de Santo André, o Saito Aikidojo, faz sempre a grande limpeza antes do estágio de Inverno para nos poder receber. Quando chegamos, o dojo está impecável! Vamos também limpar o melhor possível este dojo para podermos receber o Ano Novo da melhor forma!
Crianças trabalhando na limpeza da sua escola. |