quinta-feira, 3 de abril de 2014

CONHEÇA OS NOSSOS MEMBROS - ENTREVISTAS PELA MARIANA: O Nuno Cotovio


A Mariana com a mãe Madalena,
durante o último carnaval.
Desta vez, a Mariana - que hoje celebra o seu aniversário - entrevista o mestre Nuno Cotovio, um dos mais antigos professores de Aikido tradicional em Portugal que, com o seu irmão gêmeo, dirige o Kami Aikidojo há muitos anos.

Olá, como te chamas?
“Nuno Miguel Ferreira Cotovio”

Que idade tens ?
“41 anos ”

Como soubeste do dojo?
“Eu e o meu irmão começamos a treinar AIKIDO com 13 anos na Associação Acadêmica da Amadora por intermédio de um vizinho amigo e depois quando essa escola acabou as aulas nós tivemos uns 3 anos sem treinar até que vi artigos do Mestre Tristão numa revista de artes márcias portuguesas de nome Bushido e como gostava da abordagem do Mestre ao AIKIDO decidi reiniciar a prática de AIKIDO no antigo dojo da Faculdade de Ciências de Lisboa.”
O mestre Nuno Cotovio é, como o irmão, um perito em esgrima medieval
e retém um grande conhecimento de história medieval Portuguesa. Aqui estava a
dar uma palestra sobre a utilização das armas medievais.

Que técnicas gostas mais e que técnicas gostas menos?
Talvez as qual gosto mais sejam o iriminage, o tanken dori, o Saito shurikenjutsu e o kokyu nage, gosto menos do koshi nage e o nikyo (como uke)” (risos).

Aconselharias o AIKIDO a toda a gente?
“Sim, claro.”

O que é que o AIKIDO contribui para a tua vida quotidiana?
‟Para a saúde e para a formação de carácter.”

Fala me do ambiente do dojo...
“É a extensão da minha família, sinto-me bem.”


Obrigada Nuno!