domingo, 27 de abril de 2014

ESTAGIO NACIONAL DE IWAMA RYU - ABRIL 2014

Decorreu nos dias 25 e 26 de Abril, o estágio nacional de Iwama ryu aikido, dedicado aos temas:
"O uso do tegatana nas técnicas do Aikido" e " Atemi waza no Aikido."

Aproveitando o dia feriado do 25 de Abril e incluindo o 26 de Abril, dia do falecimento do fundador do Aikido, o estágio teve a participação principalmente de yudansha, embora tenham também vindo vários praticantes de nível kyu.
O mestre Jorge, presidente da nossa antiga associação,
aplicando sankyo.
Na sexta feira, a manhã foi toda dedicada ao estudo da utilização do tegatana com as técnicas de katame waza. Dentro das técnicas de aikido, ensinou o mestre, podemos utilizar os tegatana activamente, semi-activamente e inactivamente (pouca ou nenhuma utilização).
Como sempre iniciou-se o treino com o estudo do corte básico com o ken- em migi hanmi -, quando a utilização dos dois tegatanas é muito activa. Continuou-se o estudo com a prática de outros cortes com o ken. Na segunda aula passou-se à aplicação do que se aprendeu primeira aula, às técnicas de taijutsu, neste caso de katame waza. Do ikkyo ao yonkyo, omite e ura, estudamos a interessantíssima utilização do tegatana na execução das técnicas.

Aqui estão algumas partes interessantes que foram estudadas: a utilização do tegatana está quase sempre ligada ao empenhamento das ancas na execução das técnicas; o sentir da utilização do nosso  tegatana, pode ser passado para o corpo do parceiro; a utilização do tegatana implica sempre a aplicação de kokyu; quando a mão é fechada, como para um agarro, não significa que o tegatana não é utilizado: o sentimento continua dentro do agarro; quando a mão se encontra fechada como para aplicar um atemi, o tegatana está quase inactivo, embora presente.


Da parte da tarde, depois de um festivo almoço no dojo, começamos o estudo do atemi waza dentro do aikido. A aplicação dos atemi não é opcional mas sim necessária para a correcta e eficaz execução de uma técnica. Morihiro Saito Shihan costumava dizer que em quase todas as técnicas podemos aplicar três atemi e que os mesmos não são só aplicados com as mãos mas sim com outras partes do corpo: cabeça, ombro, cotovelo, joelho, pé, etc.
No Portugal Aikishurendojo, organizou-se este estudo dos atemi em 5 katas de 4 técnicas cada cobrindo as partes principais do corpo utilizadas para aplicar um atemi: Zu waza, te waza, empiuchi waza, hizageri waza, keri waza. Estes kata incluem técnicas kihon, henka y oyowaza.
Na sexta feira de tarde estudámos zu waza, te waza e parte do kata de empiuchi waza.
O Pedro Pereira aplicando zu ate durante a execução de
ryokata dori kokyu nage.

No sábado de manhã continuámos com o estudo da aplicação do tegatana nas técnicas de aikido. Desta vez começámos com o jo. Ao aplicar técnicas como ushiro barai, ushiro uchi, gedan gaeshi e até mesmo o tsuki, os tegatana são utilizados das mais diversas formas. Se o tomarmos consciência disto, então a utilização de kokyu dentro das técnicas do aikijo (que dará nascimento ao tão cobiçado kime pelos principiantes). Depois continuámos com o estudo da aplicação do tegatana nas técnicas de nage waza. Shiho nage e suas variações, irimi nage, kokyu nage etc. foram algumas das dezenas de técnicas estudadas nestas horas. Também se estudaram técnicas de taijustu nas quais os tegatana estão totalmente inactivos. Nestas técnicas, o movimento corporal, sem a utilização activa dos braços e mãos, é o principal elemento. Estudámos, como exemplo, muna dori shiho nage e ryokata dori shiho nage oyo waza. Nesta última técnica, as mãos e os braços encontram-se colados ao corpo e como tal os tegatana estão inactivos; a técnica é totalmente executada com o corpo: pernas, ancas e ombros.

Da parte de tarde do dia 26 de Abril passámos ao estudo do resto dos kata de atemi waza: empiuchi waza, hizageri waza e keri waza. Foi dado ênfase à necessidade da prática do makiwara pois só assim se pode desenvolver golpes precisos e condicionar os membros utilizados na aplicação do atemi e também condicionar a mente para resistência que se sente no momento do impacto. Foi ensinado que é necessário praticar com o saco mas também com o parceiro a segurar o makiwara de forma a que possamos ver o poder do impacto no parceiro depois de atingir o makiwara.
O António Cotovio a aplicar agoempi uchi waza contra um
ataque de yokomen uchi executado pelo Yann Le Moan.

O estágio passou-se sem incidentes e todos praticaram num clima de harmonia e concentração. Com a chegada do mestre Serra, a intensidade do treino aumento, como sempre, mas nunca houve incidentes.
Bem haja a todos os que compareceram para este interessantíssimo estudo do aikido.

No final houve a cerimonia tri-anual de entrega de certificados de kyu aos praticantes que passaram de nível na última época. Vários membros do Conselho Técnico e do Kambukai estiverem presentes assim com muitos praticantes de vários dojos. Parabéns a quem passou. Continuem a estudar.


Tivemos também a alegria de celebrar o aniversário do professor Carlos Ricardo, antigo sócio da APASD, que cumpriu...uns quantos anos ... e também a sua filha Sara e netos. Muitos parabéns Carlos. Que se repitam por muitos anos mais!

Momento durante a entrega dos certificados. 



O Carlos com a filha Sara e os netos..