terça-feira, 13 de maio de 2014

13 de Maio, lembrando Morihiro Saito Shihan

Sensei e Sata sama no dia do casamento.
"Um dia Ueshiba Sensei disse, "Saito, arranja uma mulher."Felizmente, acabei casando com a Sata. Digo felizmente porque eu não era exatamente um bom partido como marido, e também eu não posso pensar por que alguém iria querer casar-se com ela. Depois de nos termos aceite um outro, Sensei disse: "O casamento será em minha casa", e foi o que nós fizemos. Logo depois, no entanto, ele disse, "Ficas encarregado do lugar", e prontamente saiu em viagem para a região de Kansai. Bom, eu não sabia o que fazer, então no dia seguinte eu perseguiu-o, seguindo-o por todo Kansai pedindo-lhe para voltar. Por causa disto nós nunca conseguimos ir em lua de mel. "Morihiro Saito, 04 de Maio de 1996

De:Aikido Journal, "An intimate glimpse of the Ueshiba and Saito Families inIwama when Aikido was bornhttp://blog.aikidojournal.com/2012/05/29/an-intimate-glimpse-of-the-ueshiba-and-saito-families-in-iwama-when-aikido-was-born/

O casal Saito em 1996, Aikido Journal

A primeira vez que encontrei Morihiro Saito Sensei eu estava em Melbourne, na Austrália. Eu já praticava "Iwama Style", mas naquela época não havia separação entre Iwama e Aikikai. Em vez disso, dentro do Aikikai havia algo a que chamávamos de "Iwama Style. " Na altura eu era um principiante, de cinto branco, com montes e montes de cabelo. Livre como um estudante universitário sabe ser, eu também estava totalmente empenhado em estudar esta Via maravilhosa, viajando todos os dias 1,30 h para ir para o Keiko... e voltar.

Lembro-me de um dia quando Saito Sensei começou um estágio em Caulfield, Melbourne. No comboio eu juntei-me a alguns dos praticantes que euconhecia e fiquei a ouvir a conversa. " ... o estilo dele é muito duro, muito direto ... ", " ... é um exagero fazer tanto alarido sobre Saito...", " ... o seu estilo não tem harmonia, é muito agressivo ... !"

Bem, o estágio começou e Sensei não era nenhuma dessas coisas. Ele teve o cuidado de explicar todos os detalhes da execução de cada técnica e tomou tempo para ir de grupo em grupo corrigindo a forma de cada pessoa. Nessa altura Sensei também me escolheu para demonstrar Shiho nage e eu não fui esmagado contra o tatami. Pelo que eu ouvi no comboio, eu temia o pior, mas o oposto foi a realidade.

Anos mais tarde, decidi ir para Iwama como uchideshi. Depois de todas as cartas de apresentação serem aceites por Sensei, eu finalmente cheguei ao dojo. Ao andar pelo caminho que liga a rua ao dojo, eu vi um homem à direita trabalhando no jardim, vestindo um grande chapéu de palha. Eu não conseguia ver o rosto dele por causa da sombra do chapéu lançada sobre a sua face. Ele olhou por um momento e mergulhou-se de novo na sua tarefa . Pensei que ele fosse o jardineiro.
Mais tarde, fui para cumprimentar Sensei com o “head uchideshi” e então percebi que ele era o jardineiro, o famoso Saito Sensei, o maior mestre de Aikido na terra.
Sensei trabalhando numa das hortas do dojo.

O'Sensei disse-lhe: "Ficas encarregado do lugar" e  isto que era o que Saito Sensei estava a fazer. Estava a trabalhar no “lugar” do seu mestre. Até ao último momento, Sensei esteve sempre consciente do seu dever para com o seu professor e para com os seus alunos.
Da mesma forma que ele cuidadosamente trabalhava no jardim e na horta e colhia os bens da terra produzidos como resultado de seu trabalho intenso, ele também trabalhou em quem veio para estudar com ele.

Milhares de estudantes passaram por Iwama como uchideshi e ainda mais como soto deshi. Eu fui apenas uma delas. Mas, tanto para mim como para cada pessoa que estudou com Morihiro Saito Sensei, o impacto dos seus ensinamentos nas nossas vidas foi surpreendente e deixou uma marca permanente.

Hoje, dia 13 de maio, é um dia importante, pois é o dia em que o nosso professor e mentor faleceu. Um mentor não é alguém de quem aprendemos por um determinado período de tempo. Um mentor é alguém com quem nós temos uma conexão por toda a vida. Ele se torna-se na nossa família e nós tornamo-nos na sua família. Ele cuida-nos. Ele ensina-nos, ele corrige-nos, ele ajuda-nos,e ele faz-nos andar por um caminho correto. Saito Sensei foi tudo isso para mim. E ele foi tudo isso para milhares de pessoas também. Cada pessoa foi importante para ele, porque cada pessoa foi até ele para aprender, para ser exposto ao fantástico aikido do seu mestre.

Que todos os aikidoka do mundo – pois todos de uma forma ou de outra, lucraram com o conhecimento deste fantástico habitante de Iwama – se lembrem sempre deste dia tão importante. Todos nos lembramos do dia 26 de Abril pois foi a data em que o fundador faleceu; não nos esqueçamos de que a pessoa a quem ele deixou "...encarregado do lugar " faleceu no  dia 13 de Maio de 2002. Estas são duas datas muito importantes na história do Aikido.

A nota final é para relembrar a cada um que todo o trabalho que Sensei fez e o fato de que ele se tornou no maior mestre de Aikido do mundo, foi porque tinha a sua mulher - a fantástica Sra. Sata, quem O'Sensei arranjou para casar com ele - para trabalhar com ele, para trabalhar com O'sensei, com a mulher de O'Sensei, e com os milhares de pessoas que afluíram a Iwama.
Devemos curvar-nos profundamente perante ela e lembrar-nos que esta pessoa ainda vive entre nós. Agradecemos a Okusama , pois foi porcausa de seu trabalho e sacrifício que temos este maravilhoso Aikido.
Morihiro Saito sensei e Okusama em Iwama, no dia da celebração do memorial da partida de O'Sensei.

Tristão da Cunha