Ni nindori foi uma das muitas técnicas praticadas durante este estágio de um dia inteiro. |
O programa do estágio foi seguido à risca e assim todos os participantes que nunca tinham experimentado aikido, puderam ficar com uma ideia clara do que é o Aikido e, neste caso, o Aikido Tradicional de Iwama.
Agradecemos ao Jorge Folgado por ter organizado o que se chamaria hoje em dia de "workshop" de Aikido.
Agradecemos também a todos os professores que se dispuseram a participar neste estágio para poder compartir os seus conhecimentos com aqueles que ainda nada sabem. Bem hajam aos professores dos 5 dojos participantes: honbu dojo, Kami Aikidojo, Covilhã Aikishurendojo shibu dojo, Torres Vedras Takemusu Aiki-dojo e Castelo Branco Shugyu Aikidojo.
Depois do treino da manhã o grupo almoçou no próprio centro e depois foi passear - guiado pelo Jorge Folgado - pela cidade até ao fabuloso Jardim do Paço Episcopal. Este jardim, além de belíssimos canteiros floridos tem várias piscinas, lagos e fontes, estatuetas com múltiplos temas religiosos e também dos nossos reis Portugueses. Vale bem a pena visitar.
No seguimento desta visita o grupo foi ainda visitar o Museu Francisco Tavares Proença, situado no antigo Paço Episcopal, um interessante museu de arqueologia e que tem também uma oficina de bordados tradicionais. Infelizmente não chegamos a fazer a visita guiada pois o tempo do ultimo treino aproximava-se. Iremos voltar.
O Centro Artístico Albicastrense fica situado na cidade velha, cheia de lindas ruas com portados quinhentistas, geralmente muito bem conservados; uma parte de Castelo Branco muito interessante de visitar e estudar.
Ushiro waza foi também praticado com muito interesse. |
Praticantes a treinarem aikiken. |
Tachi dori |
O Luis Martins, o praticante mais antigo de Castelo Branco, depois do Jorge Folgado. |
Alguns do participantes no estágio de introdução ao Aikido |
Portados quinhentistas |