terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Estágio de Etiqueta em Torres Vedras - 2015

O Takemusu Aiki Dojo de Torres Vedras, em conjunto com a Associação Portuguesa Aikishurendojo, organizou um fantástico estágio cujo tema, Etiqueta no Aikido Tradicional, chamou muito a atenção, pelo número de pessoas que estavam presentes. Embora a maioria dos presentes fosse praticantes de Aikido de diversos dojos, houve também muita gente que não estava ligada ao Aikido e que decidiu participar neste estágio.

Estamos profundamente agradecidos ao professor Nelson Mota e aos seus alunos, por toda a organização do evento. Como sempre Torres Vedras prima pela excelência no acolhimento e organização de eventos de toda a espécie. Bem hajam!

Foi com grande alegria que vimos os membros do Takemusu Aiki dojo, Kami Aikidojo, Saito Aikidojo, Honbu dojo, Covilhã Aikishuren shibu dojo e Saito Aikidojo, e os seus respectivos dojo cho. Também, e como sempre, houve a participação do mestre José Veiga e um dos seus alunos mais chegados, o Andrés, que aliás já foi uchideshi do honbu dojo.

Neste estágio, que aliás foi mais uma palestra dum dia inteiro, foram vários os temas abordados dentro do tópico etiqueta.
Alguns dos participantes no estágio de etiqueta.
No início o mestre Tristão deu-nos várias definições de etiqueta, tanto dentro do conceito Japonês como no nosso conceito ocidental/Português. Falou-se sobre a utilidade da etiqueta e procedeu-se a abordar vários temas tais como: como entrar num dojo, como entrar numa casa como convidado, como treinar educadamente, como entrar no dojo e como sentar-se no lugar correcto, como o professor deve entrar se chegar atrasado, como o professor deve sair se tiver de sair mais cedo, a forma correcta de descalças e colocar o calçado, como servir o dojo, como servir o mestre dentro do dojo e como otomo, como fazer os vários tipos de vénias e em que situações (homens e senhoras), como receber um certificado, como guardar um certificado, como comer e beber com o mestre, etiqueta à mesa Japonesa e à mesa ocidental, como colocar os alimentos na mesa Japonesa, como comer com os pausinhos, como sentar-se correctamente com o mestre, como sentar-se no zabuton (homens e senhoras). Também um tópico interessante foi abordado: como utilizar um casa de banho japonesa...pois os estrangeiro vêem-se muitas vezes aflitos em usara as retretes de alta tecnologia assim como as retretes estilo Turco...

Depois de um delicioso almoço programado pelo professor Nelson num restaurante perto, houve uma visita ao Agriloja para verificar os preços de vários materiais que serão precisos na nova Aiki En e começamos a segunda parte do estágio.

A parte da tarde foi uma tarde mais prática, onde todos aprenderam a dobrar um keiko gi, a dobrar o hakama (várias formas), a comer com os pauzinhos, etc.
Este evento teve a duração de sete horas, mas a verdade é que muito ficou por dizer. De certeza que dois dias de etiqueta não teria sido suficiente para abordar em maior profundidade todos os temas importantes. Mesmo assim, a informação foi muita e houve também perguntas muito pertinentes assim como intervenções muito adequadas. Foi muito positivo ver as perguntas de cada um e o interesse que todos mostraram em querer saber mais detalhes de cada tema apresentado.

Durante este estágio, os participantes puderam tirar notas e fotografias. O professor Nelson também previu isto e providenciou que cada participante tivesse um bloco de notas, papel, caneta e também fotocopias de vários temas de que falámos.

No final, este professor ainda ofereceu um bolinho a cada um dos participantes. Realmente, temos de voltar a este dojo mais vezes!!

Esperemos que os participantes ensinem aos seus kohai tudo o que aprenderam e que também continuem a pesquisar sobre este tema importante, pois "um homem educado é um homem alerta", como dizia o grande mestre Morihiro Saito.
Inicio da palestra.

As pertinentes intervenções ativaram ainda mais o interessante tópico.

O nosso augusto presidente sempre ativo em todos os campos, tomando notas.

O mestre José Veiga, se Santiago de Compostela.

O Dr. Manuel Morais Costa, um dos fundadores do grupo de Torres Vedras e grande benemérito da APASD,
esteve presente e com muita atenção. Aqui está junto à Carolina Manuel, antiga secretária da APASD.


Não querendo perder nada, o Feliciano e o António Dente tomam
notas de tudo.

Ensinando a beber com o mestre.

Ensinando a etiqueta do zabuton.


Ensinando como receber um certificado ou algo muito importante.

Aula prática: como dobrar o keikogi.

Formas de dobrar o hakama.

Como sentar-se de forma informal e formal.