sábado, 16 de setembro de 2017

Estágio de Verão na Aiki En - 2017



Este é o segundo verão em que fazemos o estágio na Aiki En, em vez de Campilhas, como era costume. Isto deve-se a que na quinta agora há muitos animais e por isso não se pode abandonar durante 3 ou 4 dias, para acamparmos em Campilhas.
Embora não tenhamos a barragem para os treinos dentro na água e para desfrutar de nadar, temos na quinta um pequeno tanque que também satisfaz.



Este ano, tal como no ano passado, tivemos uma grande participação de praticantes do dojo de Paris e de Santiago de Compostela. Aliás estiveram os próprios mestres, o mestre Julien Dubergey e o mestre José Veiga, antigos alunos de Morihiro Saito Sensei e de Hitohira Saito Sensei.

Foi num clima de muito calor durante o dia, mas de noites espectaculares com muita luz da lua e muitas estrelas cadentes, que treinámos ferozmente durante durante 3 dias.

No último dia, como estava muito calor para treinar fora os kumitachi, como estava previsto, foi dado a escolher entre hojojutsu e ninja no waza. “Ninja no waza”, gritaram todos em conjunto. E assim foi. Uma hora e meia de treino de técnicas antigas ensinadas pelo grande mestre Morihiro Saito, que todos, pelos vistos, desfrutaram muito.


O estágio realizou-se não só no dojo da Aiki En, como ao ar livre e também no Ginásio Vybe, em Estremoz.

Apareceram alguns antigos alunos e por isso o convívio também foi bom e muito familiar. 

Para o ano há mais.