sábado, 16 de setembro de 2017

SAITO SENSEI NO PANAMÁ - JUNHO DE 2017





Pela primeira vez na América Central, Hitohira Saito Sensei visitou o Panamá para dirigir um Estágio Internacional de 3 dias, de 23 de junho a 25 de junho de 2017. Junto com Sensei veio o mestre Tristão Da Cunha para assistência durante o Estágio e para ajudar nas traduções. Foi uma grande honra para a organização Panamá Aikido Dento Iwama Ryu (Associação Cultural de Aikido y Budo, ACAB) organizar este Estágio Internacional com Saito Sensei.

O Estágio teve lugar no Ginásio da Autoridade do Canal de Panamá em Balboa, muito perto da entrada do Canal do Panamá. Um grande número de Aikidoka participou neste Estágio: Portugal, Chile, Uruguai, Brasil, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, México, Cuba, EUA e Panamá (para um total de 11 países). Sentiu-se uma grande expectativa por este evento pois todos estavam ansiosos para receber ensinamentos de Saito Sensei !!!
Sensei desembarcou na Cidade do Panamá na quarta-feira, 21 de junho. No dia seguinte, estava no programa a visita a alguns lugares na Cidade do Panamá. Visitámos uma reserva indiana tradicional chamada Emberá na fronteira do rio Chagres. Sensei apreciou esta visita e descobriu esses índios originais que ainda preservam as suas roupas tradicionais, as suas danças e também explicaram como faziam os seus trabalhos artesanais. Mais tarde, no mesmo dia, visitámos Miraflores Locks no Canal do Panamá, onde assistimos ao trânsito de navios através do Canal. Sensei teve a oportunidade de dar a ordem para abrir uma das fechaduras para uma passagem de navio do Oceano Atlântico para o Oceano Pacífico.


Na sexta-feira, 23 de junho, começou o Estágio. Sensei começou por falar da filosofia por detrás do Aikido de Iwama. Explicou então a posição correta do hanmi e também as outras posições de pé que usamos;  explicou também a relação que existe entre Taijutsu e Bukijutsu. Dois keiko foram realizados no estudo de Bukiwaza. Sensei explicou passo a passo, e com atenção aos detalhes importantes sobre a técnica, os Suburi de 1 a 7, o Happo giri, Go no Awase, Roku no Awase, Sichi no Awase, Kumitachi No. 2 (com 2 variações) e Kumitachi No. 4 .

Quatro keiko foram realizados no sábado. Durante o Keiko de manhã, foi feita uma grande ênfase no estudo do Jo, incluindo Roku no Jo e suas diferentes aplicações, e Roku no Jo Kumijo. Da parte da tarde, Sensei explicou detalhes sobre tai no henko, tai no henko ki no nagare e morote dori kokyu ho. Também praticámos técnicas para nikkyo, sankyo, kokyu nage, shiho nage e Jo dori.
No final do keiko de sábado, houve exames de Dan.
(foto aqui)

No sábado à noite, teve lugar um jantar em homenagem a Sensei, onde todos os participantes puderam cumprimentá-lo, oferecer-lhe presentes, conversar e passar um momento agradável, e onde se sentiu pertencer a uma grande família.



O terceiro dia do Estágio começou com o Special Keiko (ki musbi no tachi e demonstração de Nukisashi). Depois o estági continuou com Taijutsu, enfatizando o tai no henko e morote dori kokyu ho; então, Sensei ensinou diferentes variações de iriminage, kotegaeshi e ni nin dori. Sensei colocou muita ênfase no treino intenso que deve ser feito,  enfatizou o muito trabalho que deve ser feito no equilíbrio correto do Shite e no desequilíbrio do Uke. O Aikido não pára e por isso temos sempre de continuar a estudar.



Foi uma honra ter Sensei no Panamá, além de ter o mestre Tristão. Obrigado Sensei por todos os seus ensinamentos e por ter deixado o seu legado de Iwama Aikido no Panamá, que é o Aikido do Fundador O'Sensei. Panamá Aikido Dento Iwama Ryu (Association Cultural de Aikido y Budo-ACAB) gostaria de agradecer a Sensei a sua grande disposição, humildade e por estar sempre aberto para nos ensinar muitos detalhes, sempre com baseado no Aikido de O’Sensei.
Sensei várias vezes enfatizou que devemos sempre olhar para as técnicas de O 'Sensei, sempre manter um treino para desenvolver um corpo forte, estudando e melhorando a técnica. Sem dúvida e segundo palavras de Sensei, o Aikido serve para aproximar os seres humanos,  e por isso devemos sempre continuar a ser uma grande Família, dentro e fora do tatami.
Arigatou gozaimashita Sensei!
Para ver mais fotos, vá para a página do Facebook: facebook.com/Panama Aikido Dento Iwama Ryu

Além disso, para mais fotos, clique em: www.aikidoiwamapanama.com