segunda-feira, 4 de maio de 2020

Tachi waza shomen uchi kote gaeshi

O movimento para esta técnica é parecido ao de suwari waza contudo em tachi waza, temos uma maior mobilidade e por isso a técnica ganha outra força.

-Tori e uke encontram-se frente a frente em ai hanmi (migi hanmi).

-Tori ataca a cara do uke com o seu tegatana direito.

-Uke responde protegendo-se com o seu braço direito.

-Tori, ao mesmo tempo que ataca, dá um passo para a frente e coloca o seu pé esquerdo em frente ao pé do parceiro [tsumasaki no mae -kuden].

-Tori agarra a mão de uke por cima, com o agarro kote gaeshi, e 'corta' a mão do uke para baixo e em espiral, ao mesmo tempo que abre o seu corpo para fora e para o lado direito. 

-Com a mão direita corta para fora como se tivesse um sabre na mão e cortasse atacantes à sua volta.

-Tori dá um passo para trás com o seu pé esquerdo e ao mesmo tempo vira o pulso do parceiro com ambas as mãos, como fez em suwari waza.

-Quando o uke cai, tori deve imediatamente agarrar o seu cotovelo com a mão direita e pressionar-lo baixo e contra os seus pés.

-Tori desloca-se e obriga o uke a virar-se de barriga para baixo.

-Quando uke está a acabar de rodar, já o tori deve estar com o seu joelho direito pousado no tatami, contra a cabeça do uke, impedido-o de se levantar.

-Enquanto não baixa o seu joelho esquerdo, tori aproveita para deslizar a sua mão direita pelo braço do uke acima, e agarra o seu pulso firmemente.

-Tori comprime o pulso direito do uke contra o seu ombro, ao mesmo tempo que controla o seu cotovelo com o braço esquerdo.

-Tori 'afunda' ainda mais as ancas, gira o seu tronco na direção da cabeça de uke e, com o estômago, empurra o braço do uke na direção da sua cabeça.

-Tori acaba a técnica, levantando-se com estado de alerta.

Dicas: Ao dar o passo que irá projectar o uke, tori deve verificar que nem se afasta, nem se chega demasiado ao uke; este passo deve ser dado na linha mais fraca do equilíbrio do uke (pedir ao professor que ensine sobre esta linha).
É importante que toda a técnica seja feita em continuidade, sem paragens.
É importante que os ângulos sejam correctos, para impedir que o uke faça tobu ukemi. As projeções correctas do aikido não permitem tobu ukemi. 
Ao projectar o parceiro não esquecer de manter o seu braço aberto "como um V um pouco aberto."



Mae: frente
Tsumasaki: o dedo grande do pé

Tori: Tristão da Cunha, 8º Dan
Uke: António Miguel Serra, 5º Dan
Filmagens: Rui Pessoa Pires

Não praticar sem a presença de um professor.
Todas as pessoas envolvidas nos nossos vídeos e livros técnicos, autorizaram por escrito a utilização das suas imagens.