sexta-feira, 1 de maio de 2020

Suwari waza shomen uchi dai sankyo ura

As formas sankyo omote e ura, seguem um princípio que é, depois de se aplicar a pressão sankyo, movimentar o parceiro com o ritmo "ichi, ni". Estudem bem estes passos sem os quais não é possível trazer dominar o parceiro com sankyo.

-Tori ataca a cara de uke com o seu tegatana direito e executa a primeira parte do ikkyo ura. Sem conhecimento do ikkyo ura waza, não se poderá continuar a estudar o sankyo.

-Uke defende com o seu braço direito.

-Tori, depois de desequilibrar o uke, rapidamente passa a sua mão esquerda por debaixo do braço direito do uke e agarra o seu tegatana direito.

-Quando o tegatana do parceiro esteja agarrado firmemente, tori larga o pulso do uke e, com a sua mão direita, agarra os dedos da mão direita do uke.

-Com ambas as mãos, Tori torce a mão do uke, virando o tegatana do uke contra o seu centro, provocando assim uma dor que obriga o uke a flutuar as suas ancas.

-Mal o uke reaja com dor, tori imediatamente corta o seu tegatana para baixo e para trás, ao mesmo tempo que desliza o seu joelho esquerdo para trás (ichi), controla o cotovelo com a mão direita e desliza o joelho direito para trás, completando o movimento (ni).

-Tori, ao completar o segundo passo, coloca o braço do uke na vertical e termina controlando o braço da mesma forma usada para omote waza (ver a técnica publicada anteriormente).

Dica: Ao agarrar o tegatana direito do uke, é importante que, enquando se faza este controlo, uke não largue o pulso do uke. É também importante que, para que tenha tempo de agarrar a sua mão com sankyo, tori use o seu braço esquerdo para empurrar o cotovelo do uke para fora, desequilibrando-o.
Ao dar o primeiro passo para trás (ichi), depois de provocar a reação no uke, tori tem de exercer força no braço do uke para baixo, com ambos os braços esticados; só quando dá o segundo passo (ni) é que o tori deve colocar o braço do uke na vertical.



Ichi: 1 (número um)
Ni: 2 (número dois)