quarta-feira, 29 de abril de 2020

Suwari waza shomen uchi dai sankyo omote

Sankyo é o terceiro ensinamento. Nesta técnica existe uma torção da mão também bastante dolorosa e por isso é necessário ter cuidado.

-Tori começa a técnica como em shomen uchi dai ikkyo omote, atacando com o tegatana esquerdo.

-Uke defende com o seu braço esquerdo.

-Depois de sair fora da linha de ataque, tori dá um passo com o pé direito por debaixo do uke, tal como fez para o ikkyo omote.

-Depois de dar o passo, tori baixa o joelho direito e corta o braço do parceiro para baixo.

-Uke resiste um pouco e não vai ao tatami, ao contrário do ikkyo omote.

-Tori então retira a mão direita do cotovelo de uke, passa-a por debaixo do braço e agarra, por debaixo, o tegatana esquerdo do uke.

-Tori junta a mão do parceiro ao seu peito, pressionando-a fortemente com a sua mão direita.

-Tori aplica um atemi com a mão esquerda à cara do uke, ao mesmo tempo que dá um passo para a frente do uke com o pé esquerdo e pousa o joelho esquerdo no tatami, em frente ao uke.

-Uke sente a dor da torção da mão e responde flutuando as ancas.

-Tori 'corta' a mão do uke para baixo e para trás, ao mesmo tempo que agarra o seu cotovelo com a mão do atemi e, também, ao mesmo tempo que desliza o joelho direito para trás. Nesta altura, tori faz pressão em cima do braço do uke, com ambos os braços esticados.

-Tori dá desliza o seu joelho esquerdo para trás, forçando a cabeça do uke contra o seu joelho.

-Tori imediatamente coloca o braço do uke na vertical e desliza a sua mão esquerda pelo braço do uke acima "deslizando o dedo mindinho pelo braço do parceiro acima", mantendo sempre, desta forma, o controle do braço.

-Tori substitui o agarro da sua mão direita, "agarrando o seu pulso, juntamente com os dedos."

-Tori desliza a sua mão direita pelo braço do uke abaixo e pressiona, com o seu tegatana, o cotovelo do uke contra o hara.

-Tori baixa mais as ancas e gira-as, juntamente com o tronco, na direção da cabeça do uke.

-Uke deve responder com pancadas contra o tatami, quando a sentir dor.

A forma básica do sankyo é a mais complicada das formas básicas mas, uma vez aprendida, poder-se-á aplicar de mil e uma maneiras, e com muita rapidez.

Dica: Para agarrar a mão do uke com o agarro sankyo, "posicionar-se lado a lado com o parceiro" [kuden]. Este ensinamento irá ser muito útil para quase todas as técnicas que usem sankyo.
Quando tori agarrar a mão do uke em sankyo, deve verificar que tem tempo para fazer este agarro; ganha o tempo necessário desequilibrando o uke, ao empurrar o seu cotovelo em espiral para fora e para baixo, com o seu braço direito.
O controle correcto do cotovelo irá permitir que o tori agarre correctamente a mão do uke em sankyo.
Quando mudar de mãos na imobilização final, manter sempre um bom controle do braço e da mão do uke.


Sankyo: o terceiro ensinamento