terça-feira, 14 de abril de 2020

UKEMI HO 7: TOBU UKEMI 2

Este segundo tobu ukemi para apresentar nas avaliações de kyu da APASD, é feito usando a técnica de koshi nage.

O uke encontra-se na posição shizentai [自然, shizen: natural; 体, tai, karada: corpo], pés afastados um do outro. Tori chega-se ao uke, colocando-se de lado, pressionado contra o corpo do uke, de forma a "fazer uma cruz..". Tori dobra o joelho mais próximo do uke e estica a perna de fora. Tori agarra a mão do uke e carrega-o por cima do seu centro de gravidade que fica na posição do koshita [cintura, mas fica na parte de trás do hakama, onde existe um apoio duro]. 
Depois de carregar o uke, tori desloca o peso do joelho que está dobrado para o outro joelho, esticando a perna contrária. 
Tori roda as ancas e projecta o uke.  
Para os primeiros exames, é obrigatório para o tori, antes de projectar o uke, parar um pouco para o examinador verificar que o peso deste se encontre perfeitamente distribuido por cima das ancas.

Dica: para verificar se estamos suficientemente em baixo para carregar o uke com facilidade, Morihiro Saito Sensei ensinava tocar no tatami, com a mão mais próxima do uke. Este movimento força o tori a baixar bem as ancas. Logo que o peso do uke comece a descer sobre as ancas, tori deve elevar-se um pouco ou pode não conseguir aguentar com o peso do uke e cair com ele.
Para carregar bem o uke, tori deve esticar o braço do uke para cima e um pouco para trás, olhando sempre nesta direção.

Os kuden [口伝 ensinamentos orais] para o  koshi nage: 
"Fazer uma cruz com o corpo do parceiro".
"Olhar para cima, onde o muro se junta com o teto".
"Depois de projectar, olhar na direção contrária, para verificar se há outros atacantes".