quarta-feira, 8 de abril de 2020

UKEMI HO 2: MAE UKEMI AND USHIRO UKEMI DESDE TACHI WAZA

Depois de aprender a rolar desde a posição de tachi hiza, o principiante deve aprender a fazer o mesmo desde a posição de tachi waza, ou de pé. Em tachi waza, o ukemi para a frente, mae ukemi [mae: para a frente, parte da frente, à frente], começa desde a posição de hanmi [半身: metade do corpo], com um pé à frente. 

O praticante deve colocar os braços e as mãos no tatami, usando a mesma forma descrita anteriormente, para ukemi em tachi hiza. Depois é só começar a inclinar-se para a frente e deixar o corpo rolar naturalmente, por cima do ombro. Se o hanmi for direito - migi hanmi- o pé direito deve estar à frente e a mão direita também. A diferença entre o ukemi em tachi hiza e em em tachi waza, é que em tachi waza, o praticante deve acabar de pé, com o mesmo pé à frente. Depois, trocar de pés e repetir para o outro lado.

Dica para mae ukemi: manter sempre os braços formando um circulo. Absolutamente não deixar dobrar os braços durante a execução do exercício. 

Para ushiro ukemi, o praticante começa também em hanmi, deve ajoelhar o joelho da perna que está atrás e repetir os passos ensinados anteriormente para ushiro ukemi em tachi hiza. Contudo, com esta forma, o praticante deve acabar de pé. 

Dica para ushiro ukemi: ao acabar o rolamento para trás, trazer logo o outro pé para a frente, de forma a poder dar uma continuidade ao movimento.