quinta-feira, 16 de abril de 2020

MENSAGEM DO NOSSO SOKE, HITOHIRA SAITO JUKUSHO


Uma palavra de Saito Hitohira Sensei
Publicado: 17 de abril de 2020
No meio do surto de coronavírus e da situação de bloqueio global, Saito Hitohira Sensei gostaria de abordar todas as pessoas que treinam Iwama Shin Shin Aikishurenkai em todo o mundo.



Caros estudantes de Iwama Shin Shin,

Antes de mais, gostaria de expressar minha profunda preocupação com a situação global do vírus corona. O meu coração está voltado para aqueles que se estavam preparando para os eventos ou estágios que deveriam ser realizados este ano.

Recentemente, a humanidade foi confrontada com uma enorme dificuldade mundial. No entanto, na história, os humanos evoluíram sendo frequentemente atacados por vírus e bactérias.

Falando sobre o que podemos fazer agora, é viver sua vida quotidiana praticando a purificação da mente e do corpo através de Misogi [purificação], como Aiki nos ensina.

E agora pode ser a hora de todos nós reconsiderarmos a nós mesmos enquanto estamos em casa.

O’Sensei, o fundador, disse no seu ensinamento oral: “Você pode até treinar Aikido com os olhos fechados ou sem ir ao dojo se estiver nessa situação.” *

Por favor, mantenha o treino e a fé nos Kami (divindade da religião xintoísta). Estou ansioso pelo dia em que nos encontraremos de novo com saúde e treinaremos com todos juntos do fundo do meu coração.

Atenciosamente,
Hitohira Saito Diretor de Iwama Shinshin Aiki Shurenkai

修練 会長 齊藤

* A tradução foi feita literalmente, pois não queríamos interpretar mal as palavras de O’Sensei. Esta frase pode ser entendida da seguinte maneira: o Aikido possui inúmeras técnicas, mas todas elas se baseiam em princípios comuns. Se você entende esses princípios, pode projectar o parceiro mesmo com os olhos fechados. Ou, você não precisa de um parceiro ou professor, uma vez que pode aprender sozinho.
Tal Kuden ou ensinamento oral tem níveis mais profundos de compreensão, e é por isso que adicionamos essa pequena explicação.

Tradução por Nakajima Miki


Para o original em Inglês pressionar aqui.