quarta-feira, 22 de abril de 2020

Videos técnicos: tai no henko

O tai no henko, aqui demonstrado pelo Professor Pedro Cardoso, 3º Dan e Gil Vargas, 2º Dan, é a primeira técnica de taijutsu que todos devem aprender. O Fundador do Aikido praticava-a todos os dias, até ao final da sua vida. 
Morihiro Saito Sensei sempre ensinou da mesma forma e todos os exames de aikido têm esta técnica como primeira na lista de técnicas de taijutsu a demonstrar.

Nós, também, devemos praticá-la sempre, pois com os anos o nosso corpo modifica-se e é então importante estar sempre a ensinar ao nosso corpo mutante, como executar esta [e todas] técnica.

Tori oferece o pulso, com a palma da mão para baixo. O uke desliza um pouco para a frente e agarra firmemente o pulso do tori, mantendo sempre uma distância segura.
Tori junta o dedo grande do seu pé com o dedo grande do pé da frente do uke, e gira neste ponto, "abrindo" o corpo e colocando-se perfeitamente lado a lado com o uke. 

O ensinamento oral para esta técnica é: "Abrir os dedos das mãos; rodar os dedos da mão para o nosso 'hara' e juntar dedo grande com dedo grande. Abrir o corpo e colocar-se ao lado do uke."

Dica: é importante saber como rodar o corpo, tendo como ponto de rotação o dedo grande. Para que seja bem feita esta técnica, é importante colocar 'kokyu' no dedo grande. No final, esticar os braços e as mãos. As mãos devem ficar ao nível do 'hara'.




Hara: abdómen
Henko/henka: modificação
Kokyu: respiração
Tai: corpo
Tori: aquele que toma, que captura
Uke: o que recebe (a técnica)