domingo, 26 de abril de 2020

Tachi waza shomen uchi dai ikkyo omote

Tachi waza shomen uchi dai ikkyo omote, é a versão em pé, do suwari waza shomen uchi dai ikkyo omote. 

Tori e uke estão frente a frente, com a distância apropriada. Esta distância é medida de acordo com os parceiros mas, geralmente, mede-se mais ou menos um pé e um pouco de distância desde o nosso pé até ao pé do parceiro, para técnicas omote waza.

-Tori ataca a cara do uke, com o seu tegatana esquerdo, ao mesmo tempo que desliza fora da linha de ataque para a frente e para o lado esquerdo. Ao fazer este movimento, tori deve, ao mesmo tempo, agarrar o cotovelo esquerdo do uke por debaixo e empurrar o braço dele para fora e para o lado esquerdo usando tanto o tegatana esquerdo, como um empurrão do cotovelo do uke, com a mão direita.

-Uke deve responder ao ataque protegendo de seguida a sua cara com o braço esquerdo.
Tori baixa o polegar e agarra o pulso do uke por dentro e 'corta' o seu braço esquerdo para baixo e para a esquerda, com um movimento em espiral. 

-Ao terminar esta parte da técnica, tori deve ter os braços esticados não só para baixo mas também um pouco para a frente, de forma a que o braço do uke não fique demasiado perto das pernas do tori, pois desta forma o uke poderia contra-atacar.

-Tori desequilibra o uke até este estar ser forçado a apoiar a sua mão direita no tatami.

-Tori dá um grande passo por debaixo do uke e empurra o seu braço na mesma direção.

-Tori força o uke para baixo e ajoelha o seu joelho direito primeiro, ao mesmo tempo que o ombro esquerdo do uke bate contra o tatami. 

-Tori desliza o seu pé esquerdo um pouco para a frente e ajoelha o joelho esquerdo junto ao polegar do uke, controlando o braço esquerdo do uke contra o tatami, com um angulo de 90º com o seu corpo.

-O joelho direito tem de estar profundamente dentro da axila esquerda do uke.

-Repetir para o lado contrário.

Dica: todas as técnicas em tachi waza começam por de baixo para cima. Assim, ao atacar o uke, tori deve baixar as ancas. Se fizer este movimento, irá buscar poder ao solo e poderá agarrar o cotovelo por debaixo, o que fará com que o uke se desequilibre mais e com que o seu pulso 'abra' no nosso sentido, sendo assim mais fácil agarrar.
Ao terminar esta primeira parte do movimento, o pé de trás do tori deve estar mais ou menos na linha do pé da frente do uke.
Ao dar um passo por debaixo do uke, na segunda parte do movimento, tori deve também empurrar o seu braço "como se tivesse com uma lança a perfurar o centro da terra." [kuden ikkyo para omote]


Tachi: de pé, em pé [neste caso]