terça-feira, 28 de abril de 2020

Tachi waza shomen uchi dai nikyo omote

Nikyo omote em pé começa com a distância utilizada para o ikkyo omote em pé.

-Tori ataca com a mão esquerda, da mesma forma que para shomen uchi dai ikkyo omote.

-Uke defende com o seu braço esquerdo.

-Tori usa o seu polegar para revirar e agarrar firmemente a mão esquerda do uke, tal como foi feito para esta forma em suwari waza.

-Tori dá um grande passo por debaixo do uke com o pé direito, tal como fez para ikkyo omote.

-Tori baixa o joelho direito ao mesmo tempo que força o uke para o tatami; o joelho direito ajoelha já dentro da axila do uke [ter cuidado com os peitos das senhoras, neste ponto].

-Tori coloca o braço do parceiro na vertical, sempre fazendo pressão contra a sua mão, dobrando-a na direção da cabeça do uke e passa o joelho esquerdo para a frente da cabeça do uke. 

-Tori agarra a gola do seu keiko gi com a mão direita que estava no cotovelo e pressiona o cotovelo direito contra o braço do uke.

-Depois de agarrar e controlar bem o braço do uke, tori larga o agarro do nikyo e desliza a sua mão pelo braço do uke abaixo e, com o seu tegatana, faz pressão contra o cotovelo, empurrando-o contra o estômago e para baixo.

-Tori vira as ancas e empurra o braço do uke na direção da cabeça deste, tal como fez para o nikyo em suwari waza.

-Uke deve responder à dor, batendo várias vezes contra o tatami.

-Como é tachi waza, tori deve acabar a técnica em pé. Assim, tori levanta o joelho direito e, com a coxa ou com o joelho, empurra o braço do uke, substituindo a força que exercia com os braços.

-Tori agarra na mão do uke e afasta-se dando um passo para trás, na linha da coluna dorsal do uke.

-Repetir para o outro lado.

Dicas: para que o agarro da mão seja bem feito, antes de começar o ataque, tori tem de baixar as ancas de forma a agarrar o cotovelo do uke, por debaixo; quanto mais por debaixo tori conseguir agarrar o cotovelo do uke, mais fácil será revirar a mão do uke para o agarro nikyo.
Depois de agarrar a mão do uke, não esquecer de pressionar os seus dedos na direção da sua cabeça, para causar dor; sem esta dor, o nikyo não estará bem feito (contudo, ter sempre cuidado para não lastimar o pulso do uke; o uke deve sempre avisar o tori se tiver problemas com os pulsos).
Enquanto está a fazer a imobilização final, tori deve sempre estar alerta e impedir o uke de fugir, durante todo o processo, até se levantar.



Ter sempre cuidado ao treinar. Não treinar sem a presença de um professor.

Tori: Tristão da Cunha, 8º Dan
Uke: António Miguel Serra, 5º Dan
Filmagem: Rui Pessoa Pires

Todas as pessoas envolvidas nos nossos vídeos e livros técnicos, autorizaram por escrito a utilização das suas imagens.