segunda-feira, 27 de abril de 2020

Suwari waza shomen uchi dai nikyo omote

O tori e o uke começam em seiza, com a mesma distância entre os joelhos de cada um, como a  distância requerida para suwari waza shomen uchi dai ikkyo omote.

-Tori ataca uke com o seu tegatana esquerdo, e desloca-se exactamente como fez para ikkyo omote.

-Uke defede-se com o seu braço esquerdo.

-Tori, em vez de agarrar o pulso de uke, 'corta-o' para baixo e para fora, num movimento em espiral.

-Ao estar quase a tocar no tatami, tori usa o seu polegar esquerdo para rodar a mão de uke e agarrá-la toda, revirando a sua palma para forma, ao pressionar o seu polegar; tori deve agarrar firmemente toda a mão do uke, desde o tegatana até ao polegar.

-Logo que vire a mão do uke, tori deve também pressioná-la "virando os dedos na direção da cabeça de uke" de forma a causar uma dor através da qual controlará o braço e o corpo do uke.

-Tori dá um grande passo com o pé direito por debaixo do uke, como fez para ikkyo omote e, ao completar o passo, baixa o seu joelho ao mesmo tempo que pressiona o ombro do uke para contra o tatami.

-Tori verifica que o seu joelho direito esteja profundamente dentro da axila do uke [não exagerar esta forma com as senhoras por causa dos peitos], e desloca o seu joelho esquerdo para a frente da cabeça do uke.

-Tori agarra a gola do seu keikogi, com a mão direita, pressiona o cotovelo direito contra o braço do uke, que deve estar na vertical e no lado direito do corpo de tori. Com a mão esquerda tori pressiona o cotovelo de uke contra o seu hara. 

-Ao mesmo tempo, tori aperta os seus joelhos: o de fora, do lado da cabeça de uke, contra a sua cabeça e o de dentro, na axila, contra a axila, impedindo o uke de se mover.

Dica: durante todo a execução da técnica, não deixar de controlar o uke. Ao fazer o controle final do braço do uke, existe uma pequena possibilidade do uke escapar, se o tori não estiver sempre a controlá-lo.
Tori nunca deve esquecer de manter sempre um bom controle do cotovelo do uke, pois é este ponto que o desequilibra.
Um dos kuden para a imobilização do nikyo omote (e ura) é "apertar o seu cotovelo contra o nosso estômago e torcer as ancas e a barriga na direção da cabeça do parceiro."
Ao controlar o braço do uke, apertar bem contra o nosso corpo e, também, pressioná-lo para baixo, como se estivesse a "esmagar [várias canas de] bambú verde."
O uke deve sempre responder com pequenas pancadas, ao chegar o limite da dor, para assim avisar o tori que já não pode aguentar mais; isto é muito importante, pois previne qualquer dano aos pulsos e ao braço. Com o tempo, o uke irá sentir cada vez menos dor.



Hara: barriga, estômago
Keigogi: keiko é treino, gi é uniforme então, keikogi é o uniforme de treino.
Nikyo: o segundo ensinamento