segunda-feira, 13 de abril de 2020

UKEMI HO 6: TOBU UKEMI

Tobu ukemi significa ukemi voado [tobu/飛ぶ: voar].

Para se poder começar a receber as técnicas de uma forma mais vigorosa, sem que a pessoa projectada seja lastimada ao cair, é muito importante que os praticantes aprendam a fazer tobu ukemi. 

Existem vários métodos para ensinar os principiantes a fazer tobu ukemi. Na nossa Associação, usamos, entre outros, este método que também é o requerido para os exames de kyu.

O parceiro está no tatami de quatro e o aité agarra o cinto, de forma a que possa descansar o antebraço em cima das costas do amigo. O aité dá um impulso e deixa rodar o corpo, como se fosse a fazer um yoko ukemi, por cima das costas do amigo. Com o braço livre, deve golpear o tatami, a 45º com o corpo. 

O tobu ukemi também é muito usado durante as demonstrações publicas de Aikido, pois apresenta a técnica de uma forma mais espetacular. 

Dica: ao dar o impulso para passar por cima das costas do parceiro, baixar a cabeça para o seu flanco e, ao rodar por cima do parceiro, levantar bem as pernas de forma a que a planta dos pés aponte para o teto. Ao cair, bater primeiro com o braço livre, com uma pancada a 45º com o corpo; depois bate a perna do mesmo lado e só então a planta do outro pé. Para a forma de aprendizagem, só deixar de agarrar o cinto do parceiro, quando já tivermos acabado o ukemi. Mais tarde, pode-se fazer este ukemi sem agarrar o cinto do parceiro e depois sem tocá-lo.
É muito importante sempre manter a cabeça dobrada para a frente.