quarta-feira, 8 de abril de 2020

UKEMI HO: MAE UKEMI e USHIRO UKEMI

Ukemi escreve-se em japonês: 受け身.

受け (ukê) significa receber e  (mi)significa corpo. Então podemos traduzir como "receber com o corpo." Esta arte do Aikido aprende-se primeiramente com técnicas de rolamentos para a frente, para trás e de lado. A forma mais simples de começar a aprender e também de ensinar, é desde a posição de tachihiza [立ち膝 - literalmente, joelho em pé].

Para fazer mae ukemi - ukemi para a frente- o praticante deve primeiramente colocar os braços e as mãos na posição correcta e a pousá-los no tatami. Depois deve aprender a levar o rabo, baixar a cabeça, e deixar o corpo rolar suavemente para a frente sem, contudo, modificar a posição dos braços e das mãos. Ao acabar o rolamento, o corpo deve-se encontrar perfeitamente na mesma posição em que começou.

Dica para mae ukemi: é muito importante levantar o rabo e começar a rolar fazendo contacto com o dedo mindinho, seguindo pelo braço acima, até ao ombro. Uma vez que o ombro toque no tatami, já o ukemi se desenrola por si mesmo.

Para ushiro (atrás) ukemi, começa-se também desde a posição de tachihiza, mas com o braço do mesmo lado do joelho que está em pé, completamente esticado e num angulo de menos de 45º em relação ao corpo. O praticante deve baixar o rabo e com um impulso, rodar todo o corpo por cima do braço que está esticado. Ao acabar, o praticante deve logo colocar o outro joelho à frente, para assim poder continuar este exercício do lado contrário.

Dica para ushiro ukemi: embora ushiro signifique para trás, este rolamento é na realidade de lado e a cabeça e o pescoço nunca devem tocar o tatami. O braço deve permanecer sempre esticado enquanto se faz este rolamento. A mão do lado contrário, pode colocar-se aberta de lado, de forma a proteger a cara e a ajudar a levantar-se no final do ukemi.