sexta-feira, 24 de abril de 2020

SUWARI WAZA KOKYU HO

Dizem que Suwari waza kokyu ho foi uma técnica feita pelo fundador, para desenvolver o poder interior  [kokyu ryoku], do praticante. O uke agarra firmemente os pulsos do tori. Tori abre os dedos das mãos, carregando os braços, os dedos e todo o corpo com ki. Tori afasta ambas as mãos e roda-as ligeiramente palma para cima. Ao mesmo tempo que executa este exercício, inspira. 
Sem levantar o rabo, tori empurra os cutelos das mãos, tegatana, na direção dos ombros do uke, expirando. Com este movimento, tori desequilibra o uke um pouco para trás. Antes que o uke caia para trás, tori dirige o seu ki para um lado e acompanha este movimento até o uke cair de costas. No final, controla o uke com a expiração e o poder do ki, estendendo as mãos em cima do peito do uke.
Depois de executar este movimento para um lado, repetir para o outro. Ao voltar à posição original, antes que o tori execute o movimento para o lado contrário, o uke não deve largar os pulsos do tori.
A posição inicial do tori e do uke deve ser seiza e a final do tori, deve ser kiza.

Dica: o agarro do uke deve ser firme, mas não com muita força. Existem técnicas variadas para quando o uke agarra com muita força. Aqui estamos a demonstrar a forma básica. É importante não levantar o rabo na primeira parte da técnica, para se manter uma forma e um equilíbrio controlado. No final, não é necessário pressionar fisicamente o peito do uke, uma vez que esta técnica é para desenvolver o poder do ki.



Ho: método
Ki: energia
Kiza: sentado "pé vivo."
Kokyu: repirar
Ryoku: poder
Seiza: sentado
Suwari: sentado
Tegatana: cutelo das mãos
Tori: aquele que toma, controla
Uke: aquele que recebe
Waza: técnica