terça-feira, 16 de junho de 2020

Tachi waza kata dori dai nikyo omote

Uke e tori encontram-se frente a frente em gyaku hanmi: uke encontra-se em migi hanmi e tori em hidari hanmi.

- Uke aproxima-se de tori e agarra o ombro (agarrando o keikogi) esquerdo dele, com a sua mão direita.

- Tori baixa as ancas e avança para o lado direito do uke, com o seu pé esquerdo. O pé direito acompanha e ao parar fica a apontar para o centro do uke.

- Tori aplica um atemi com a sua mão direita, à cara do uke.

- Uke defende-se do atemi desviando-o com a sua mão esquerda.

- Tori desliza a mão direita pelo braço do uke e agarra a sua mão direita.

- Tori baixa ainda mais as ancas para ganhar poder e, depois de comprimir bem a mão do uke contra o seu ombro, avança com o pé direito para a frente do uke.

- Ao mesmo tempo que avança, tori coloca o tegatana da sua mão esquerda por debaixo do cotovelo de uke e empurra-o para a frente do uke e um pouco para cima.

- Tori 'corta' o braço do uke para baixo e para a frente, com o desenho de uma grande espiral. Nesta altura, a mão esquerda do tori está a agarrar fortemente o cotovelo do uke e tori deve aplicar a pressão nikyo no pulso do uke.

- Tori dá um grande passo por debaixo do uke com o seu pé esquerdo, empurrando-o para baixo.

- Tori assenta o seu joelho esquerdo no chão ao mesmo tempo que o uke cai contra o tatami, coloca o braço do uke na vertical e coloca o seu joelho direito em frente à cabeça do uke.

- Tori termina com a imobilização nikyo, já anteriormente explicada.

- Repetir a técnica para o outro lado.



Dicas:
-Ao avançar para frente do uke com o pé direito, tori não se pode esquecer de continuar a comprimir firmemente a mão direita do uke contra o ombro.
-Ao empurrar a mão do uke para a frente, também deve verificar que haja um desequilíbrio do uke de forma a que a sua mão esquerda fique longe da cara do tori.
-Quando se traz o braço do tori para baixo, tori deve verificar: que o cotovelo do uke esteja em frente ao centro de tori, que a mão de uke esteja bem torcida para fora, e que o braço do uke esteja a 90º com o seu corpo, mas um pouco longe das pernas do tori.
-Ao dar o passo por debaixo do uke, tori deve já colocar o seu joelho dentro da axila do uke para que, quando o uke caia no tatami, o joelho fique logo a controlá-lo [ler nas publicações anteriores o caso de aplicar este tipo de imobilizações com as senhoras].
-Para os exames, as técnicas de tachi waza devem começar de pé e acabar em pé; por isso, depois da imobilização nikyo, tori deve levantar-se com zanshin, sempre a controlar o braço do uke. Depois, deve então afastar-se para trás na linha da cabeça do uke, mantendo sempre o estado de alerta e largar o braço.



Tori: Tristão da Cunha, 8º Dan
Uke: António Miguel Serra, 5º Dan
Filmagens: Rui Pessoa Pires

Não praticar sem a presença de um professor.
Todas as pessoas envolvidas nos nossos vídeos e livros técnicos, autorizaram por escrito a utilização das suas imagens.