terça-feira, 30 de junho de 2020

Tachi waza muna dori kote gaeshi

Muna dori kote gaeshi é uma técnica muito básica, mas que se situa entre o kihon e o ki no nagare, pois, embora se possa executar passo a passo, uma vez captados os ângulos, rapidamente se torna uma técnica fluida, logo, ki no nagare.
Esta técnica também pode ser executada quando o parceiro consegue agarrar firmemente o peito do tori, embora a forma mude ligeiramente e por isso seja conhecida como variação ou henka.

Tori e uke encontram-se em pé, frente a frente, em gyaku hanmi (também podem estar em ai hanmi). Tori encontra-se em hidari hanmi e o uke em migi hanmi.

- Uke aproxima-se do tori avançando o seu pé direito e estende o seu braço direito para agarrar o peito do tori.

- Tori harmoniza com o movimento do uke e agarra a sua mão direita por cima, com a mão esquerda, no agarro típico do kote gaeshi.

- Tori desvia o agarro do uke para fora, para a direita, e para baixo.

- Tori 'abre' o seu corpo amplamente para a direita procurando outros adversários e desequilibrando o uke.

- Tori usa a sua mão direita, como se fosse um sabre, com o sentido de cortar horizontalmente algum adversário que se encontre por detrás.

- Tori traz a mão do uke para o seu centro. Neste ponto, pode aplicar um atemi à cara do uke com a mão direita.

- Tori repentinamente gira o seu corpo para a esquerda, com um grande passo com o pé esquerdo.

- Ao mesmo tempo que tori dá o passo, cobre o resto da mão do uke com a sua mão direita e torce a mão na sua direção, dobrando assim o seu cotovelo, o que irá ajudar ainda mais o desequilíbrio.

- O uke irá cair de costas contra o tatami.

- Assim que o uke caia, tori deixa de pressionar a mão do uke com a sua mão direita e agarra o cotovelo de uke pela parte interior.

- Tori desloca-se pela cabeça do uke (normalmente usando a deslocação 'roppo' ou deslizando, conforme o adversário), e pressiona o cotovelo de uke contra o seu centro (de tori) e para baixo. Ao mesmo tempo, pressionar a mão do uke torcendo-a para baixo.

- Uke será assim forçado a rodar e ficar de barriga para baixo.

- Mal o uke esteja a acabar de rodar, já tori pousou o seu joelho direito em frente à cabeça do uke.

- Tori mantém o joelho esquerdo em cima, e usa o interior desta sua perna para pressionar o braço do uke, com a parte interior, na direção da cabeça dele, o que dará tempopra uma necessária substituição de mãos; ao mesmo temp, desliza a mão direita para do cotovelo para cima e agarra o interior do pulso do uke. Depois de agarrar o pulso do uke, a mão esquerda é colocada no cotovelo de tori, pressionando-o contra o corpo de tori e para baixo.

- Tori inclina-se e 'afunda-se' na direção da cabeça do uke.

- Ao sentir a pressão, uke responde batendo contra o tatami.

- Tori levanta-se primeiro com o pé esquerdo (que pressiona novamente o braço do uke) e depois com o direito, e recua para longe do uke, largando a mão por ultimo. 


- Repetir para o outro lado.



Dicas: Saber fluir com os ataques é uma parte muito importante no estudo do Aikido. Esta técnica ajuda-nos a fluir com os ataques mais básicos, mas prepara-nos para outros mais rápidos como um murro. 
Devemos estudar bem o agarro correcto da mão do uke, no caso do kote gaeshi. O polegar deve pressionar a base do anelar e o resto da mão agarra o polegar do uke - por cima - sendo que o indicador e o médio devem estar a agarrar a carne do polegar e pressionar o centro da palma, enquanto o anelar agarra já no final da mão e o mindinho agarra no início do pulso.
Ao dar o passo para trás do uke com o pé esquerdo, tori deve seguir a linha de desequilíbrio do uke que é a que percorre o seu centro, seja para a frente seja para trás.
Ao dobrar a mão e o braço, tori deve verificar que o braço esteja dobrado "como um V" [kuden].
O movimento de dobrar o pulso e o braço do uke (a projeção), não deve passar do ombro do uke para cima.


Significados:
Roppo: um deslocamento no qual a pessoa dá um passo cruzado


Tori: Tristão da Cunha, 8º Dan
Uke: António Miguel Serra, 5º Dan
Filmagens: Rui Pessoa Pires

Não praticar sem a presença de um professor.
Todas as pessoas envolvidas nos nossos vídeos e livros técnicos, autorizaram por escrito a utilização das suas imagens.