quinta-feira, 17 de junho de 2021

Atemi waza: Shomen uchi dai ikkyo omote - maegeri

 Estes quatro últimos artigos, debruçam-se sobre keri waza: técnicas de pontapés. Tenham cuidado para não se referirem a este conjunto de técnicas como ´geri waza´, pois significa técnicas de diarreia.

- Tori e uke encontram-se em ai hanmi. Ambos estão em hidari hanmi.

- A distância entre os dois é a distância de prática para técnicas tipo omote.

- Tori baixa as ancas e avança poderosamente na diagonal para a esquerda do uke, ao mesmo tempo que ataca a sua cara com o tegatana esquerdo.

- Tori agarra o cotovelo esquerdo do uke, por debaixo.

- Com este movimento, tori desequilibra o uke para trás.

- Assim que faz contacto com o braço do uke e o desequilibra, tori agarra firmemente o seu pulso esquerdo.

- Tori ´corta´ o braço do uke para baixo e para a esquerda, com um movimento em espiral..

- Tori levanta o seu joelho direito e aplica um mae geri à cara ou ao flanco do uke.


Para aplicar maegeri, treinar levantar e recolher os dedos do pé de forma a bater com a base dos dedos, principalmente a base do dedo grande.

- Assim que tori aplique o pontapé, deve entrar imediatamente entrar com o mesmo pé, por debaixo do corpo do uke, com vigor e também empurrar o seu braço para o lado e para baixo, “Como uma lança a perfurar o centro da terra.” [kuden]

- Tori acaba a técnica colocando o seu joelho direito no chão, ao mesmo tempo que o seu ombro bate contra o tatami. O controle final da técnica já foi explicado em artigos anteriores sobre o ikkyo. 







Dicionário:

Hojoundo: Hojo significa complementar(es); undo significa exercícios [exercícios complementares].
Maegeri: Mae significa frontal; geri vem de keri, pontapé [pontapé frontal].
Makiwara: Maki significa um rolo, uma coisa enrolada; wara significa palha [tradicionalmente, os murros e pontapés são condicionados batendo contra um objecto de palha].

Dicas:
Saito sensei disse: “Baixar as ancas é importante para TODAS as técnicas do aikido!” Se baixarmos as ancas no momento do ataque, poderemos agarrar bem o seu cotovelo por debaixo e assim desequilibrar o uke com mais facilidade.

Ao entrar com o pé esquerdo, Tori acompanha o movimento com o seu pé direito.

Ao cortar o braço do uke para baixo, tori ficará mais estável se corrigir o seu pé direito, deslocando-o um pouco para a direita, de forma a que possa ajustar as ancas, para ficarem paralelas à linha do braço do uke.

O pontapé só é possível se o parceiro estiver desequilibrado. Por esta razão é que se deve primeiro "cortar o braço do aité para baixo, com um movimento espiral."

É importante praticar hojoundo, de forma a condicionar tantos as mãos como os pés, para uma correcta aplicação do atemi. Neste caso, a prática de makiwara é importante.


A mestre Mónica Sousa a aplicar esta técnica.

Tori: Tristão da Cunha, 8º Dan
Uke: Gil Vargas, 3º Dan
Filmagens: Rui Pessoa Pires
Fotografia: por Tristão da Cunha
Modelos: Mónica de Sousa, 6º Dan e Marko Tomatis, 4º Dan
Gil Vargas, 3º Dan


Não praticar sem a presença de um professor.
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