Guerreiros de Portugal
Partilho com todos as palavras que mesmo com a voz a tremer e as lagrimas a caírem pela cara a baixo, consegui dizer em plena Igreja de Santo Amaro a todos os que a enchiam, nas exéquias fúnebres do nosso querido Professor Pedro: Santo Amaro está de Luto!
E só um homem grande, gigante, conseguiria colocar toda uma aldeia de luto! E assim estamos todos em Santo Amaro! DE LUTO.
Quando me ligaram e me disseram, que o NOSSO PROFESSOR PEDRO, tinha morrido… foi um choque… as lágrimas começaram logo de imediato a cair pela cara a baixo… choraram os olhos e o coração, a alma… e desse momento até agora… têm sido assim…
Passei a notícia para a aldeia, tocou o sino, sim, o sino da igreja da sua terra amada, e foi como um rastilho devastador por toda uma aldeia que ficou igualmente em choque!
Morreu o nosso Professor Pedro! Morreu o nosso Professor Pedro!
"Morreu" um pouco de Santo Amaro, partiu um dos maiores "Santamarenses" de sempre.
“Morreu” um dos maiores Santamarenses de Sempre! A pessoa que melhor conhecia esta aldeia! Jamais algum dia o mundo viu ou irá ver alguém que melhor conhece-se Santo Amaro!
Jamais o povo desta nossa aldeia, conseguirá "pagar" tudo aquilo que o NOSSO PROFESSOR PEDRO, nos deu! Jamais!
Podia recordar muitos e muitos momentos…
Recordo, a ida ao Monte da Rodinha (em Sousel), quando o Sérgio e a Otília foram para lá viver… Fomos no nosso “autocarro”… a 4L!
Recordo as idas à pesca à barragem, de 4L e de reboque da junta…
Recordo a ida à França com 4 anos… há 38 anos a traz… Levou crianças e adultos a ver um mundo novo… Um mundo onde se comia milho cozido… E cá o milho era ainda só para os porcos… Foi uma descoberta de um mundo novo, para filhos e pais desta aldeia, que nunca tinham ido além fronteiras!
Recordo a inspiração que foi para mim, para nós… Recordo a homenagem que esta aldeia lhe fez… pela minha mão e que tanto, mas tanto me orgulha…
Na Festa de Santo Amaro, no 15 de Janeiro, em 2019! Pois, ele é isso mesmo um santamarense!
Recordo-me da bênção do gado de 2023, onde também foi homenageado por todos nós… Mais uma tradição que ele ajudou a preservar…
E tantas outras tradições…
Como ele me dizia… “Nélio” em Portugal não há Carnaval… há o Entrudo!... O Entrudo é que é nosso! E lá está Santo Amaro ainda hoje festeja o Entrudo… o que é raro por todo o Alentejo!
Santo amaro não lhe deve só a educação dos seus filhos, não lhe deve só a cultura e o recuperar de tradições… Santo Amaro deve-lhe a forma de ser o bairrismo, o amor que todos temos a esta aldeia, deve-lhe a nossa identidade vincada, especial e unica!
"Morreu" um pouco de Santo Amaro, partiu um dos maiores "Santamarenses" de sempre!
Santo Amaro está de luto e assim irá continuar, no coração e na alma de todos nós!
Cumpre-nos a nós todos continuar o seu legado, pois é a melhor forma de o sentirmos e homenagearmos todos os dias!
Faço um apelo a todos os Santamaresnes… Que todos juntos consigamos transformar aquela escola… A sua escola… no Museu do Professor Pedro! Peço-vos que nos possamos unir para o fazer! O Professor Pedro e o seu legado merecem tudo aquilo que lhe possamos fazer!