sábado, 4 de junho de 2011

PREVENÇÃO CONTRA TERRAMOTOS

A Protecção Civil tem andado, desde o ano passado, a distribuir vários panfletos onde explicam o que fazer como prevenção contra este desastres.
O terramoto é muito democrático pois atinge tanto a ricos como a pobres. Convém por isso estar preparado sofrer um sismo e depois para poder sobreviver ao mesmo. Está eminente um grande terramoto para a zona de Lisboa e convém por isso estar preparado. Por exemplo:







"DURANTE
EVITE O PÂNICO. MANTENHA A SERENIDADE E ACALME AS OUTRAS PESSOAS


SE ESTÁ DENTRO DE CASA OU DENTRO DE UM EDIFÍCIO:
- Se estiver num dos andares superiores de um edifício não se precipite para as escadas. Abrigue-se no vão de uma porta interior, nos cantos das salas ou debaixo de uma mesa ou cama. Nunca utilize elevadores.
- Mantenha-se afastado de janelas, espelhos e chaminés. Tenha cuidado com a queda de candeeiros, móveis ou outros objectos.
- Se estiver no rés-do-chão de um edifício e a sua rua for suficientemente larga (por exemplo mais larga que a altura dos edifícios), saia de casa calmamente e caminhe para um local aberto, sempre pelo meio da rua.
- Vá contando alto e devagar até 50.


SE ESTÁ NA RUA:
- Dirija-se para um local aberto, com calma e serenidade. Não corra nem ande a vaguear pelas ruas.
- Enquanto durar o sismo não vá para casa.
- Mantenha-se afastado dos edifícios, sobretudo dos velhos, altos ou isolados, dos postes de electricidade e outros objectos que lhe possam cair em cima.
- Afaste-se de taludes e muros que possam desabar.
- Vá contando alto e devagar até 50.


SE ESTÁ NUM LOCAL COM GRANDE CONCENTRAÇÃO DE PESSOAS:
(Escola, sala de espectáculos, edifício de escritórios, fábrica, loja, etc.)
- Não se precipite para as saídas. As escadas e portas são pontos que facilmente se enchem de escombros e podem ficar obstruídos por pessoas tentando deixar o edifício.
- Nas fábricas mantenha-se afastado das máquinas, que podem tombar ou deslizar.
- Fique dentro do edifício até o sismo cessar. Saia depois com calma tendo em atenção as paredes, chaminés, fios eléctricos, candeeiros e outros objectos que possam cair.


SE ESTÁ A CONDUZIR:
- Pare a viatura longe de edifícios, muros, taludes, postos e cabos de alta tensão e permaneça dentro dela."

 Também existe muita informação em português, para os brasileiros e portugueses a viver no Japão, do que fazer em caso de um sismo. Como sabem o Japão sofre anualmente centenas de sismos forte, tendo o sismo de 11 de Março do ano passado sido um bom exemplo do que um país pode sofrer com este desastre natural.






A província de Aichi, por exemplo tem esta informação disponível em Português: 




(1) Reforço anti-sísmico das casas
Análise da resistência sísmica da casa, reforma para reforçar a casa, fixação dos móveis e similares, uso de filme anti-estilhaço nos vidros, etc.
(2) Armazenagem de água, alimentos, etc.
Estocar água e alimentos para mais de três dias. Manter sempre um rádio, lanterna e roupas preparadas.

(3) Participação em treinamentos preventivos
Melhore o relacionamento com os moradores locais e participe dinamicamente dos treinamentos preventivos realizados pela comunidade do bairro.

(4) Reunião preventiva com a família
Verificar a forma de comunicação e o local de abrigo.








Por fim, na província de Minokamo, também podem aceder a este site em Português que numera 10 regras de prevenção contra terramotos. 


 Mas podem aceder à pagina de Guia de Prevenção de Desastres que tem muito mais informação sobre este assunto muito importante:


Em Portugal estamos constantemente a ser atacados por sismos, felizmente de menor intensidade, com a excepção da região dos Açores que sofre mais do as outras regiões. 





No Instituto de Meteorolgia IP Portugal podemos ver esta notícia apresentada hoje sábado 4 de Junho:ACTIVIDADE SÍSMICA EM ABRILsismos2011-06-03 (IM)
A actividade sísmica registada no mês de Abril, pela Rede Sísmica Nacional do Instituto de Meteorologia, I.P., caracterizou-se como sendo moderada, com o registo de quase 400 sismos locais e regionais, sendo que apenas foram sentidos quatro eventos (dois na região continental e dois no arquipélago dos Açores).


Em termos de sismicidade mundial, foram registados mais de 50 sismos com magnitude superior a 5.0, sendo o de maior magnitude o ocorrido no Japão com 7.1 Mw. Este sismo pode ser considerado como uma réplica do terramoto de Tohoku do dia 11 de Março de 2011 (9.0 Mw).
- Ver Relatório Actividade Sísmica, Abril 2011


Cuide da sua segurança, da segurança da sua família e dos seus amigos e vizinhos.
Isto é Aikido.