quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Parte da entrevista de radio com Morihei Ueshiba, Fundador do Aikido



Tradução: Associação Portuguesa Aikishurendojo

É muito interessante ouvir a voz do fundador Morihei Ueshiba, a sua forma de pensar e o seu sentido de humor,
 Tradução da Eentrevista:

E: Sensei, que idade tem?


UO: Geralmente as pessoas dizem que tenho 80. Mas as pessoas como você pensam que tenho 85 ou 86, mas como 80 é uma idade menor, vamos dizer que tenho 80!

E não vamos mais tocar no assunto!

E: É realmente vigoroso!

Tem algum problema (de saúde)?

UO: Quando eu pratico, esqueço-me das minhas dores. Normalmente é um pouco difícil pois sou velho. Mas quando estou no dojo em frente às pessoas, o Ueshiba usual desaparece… e esqueço que sou velho!

E: E os seus olhos e orelhas?

UO: Não há nenhum problema com eles. Estou de boa saúde.

E: De verdade? Bom… então é graças ao Aikido?

UO: Sabe, não há nada mais saudável do que o Aikido. Não encontrará um método para a saúde melhor do que este. Todos os japoneses deveriam praticá-lo. Noutras palavras, deveriam pratica-lo como um tesouro do lar. O Aikido não é algo que pertença a este velho ou pelo qual ele receba uma renumeração ou que ensine por uma propina. É uma técnica que serve a todo o Japão. A razão é que o Aikido é um caminho para a auto-perfeição para os seres humanos.

E: Quando é que começou a usar a palavra “Aikido”?

UO: Aikido veio depois da guerra. Depois da Guerra do Pacífico, pensei que não poderia continuar a fazer Aikido, e então iria retirar-me para as montanhas. Fiquei muito doente…O meu corpo ficou repentinamente enfermo. Pensei que deveria parar de praticar uma vez que já não tinha as forças que tinha no passado. Anteriormente, eu dependia muito na minha força física. No que se refere à força física, eu nunca fui derrotado por ninguém. Uma vez até carreguei com um peso de mais de 1,200 libras (544,31kg)!



E: De verdade?! Com o seu corpo….

UO: Sim. Agora as pessoas troçam do meu corpo mas antes poderiam ver os músculos definidos quando este velho despia as suas roupas! A certa altura eu pesava 175 libras (79,38kgs). Agora penso que devo pesar cerca de 132 libras (59,87kgs). Ainda tenho este tipo de físico. Antes costumava ter músculos definidos mas já todos desapareceram. Agora o meu corpo é realmente suave como o de uma mulher!

E: (risos….)

UO: É verdade! O meu corpo é realmente atractivo quanto me dispo…..Mas não vamos tocar neste assunto!

E: Como é que começou a utilizar a palavra “Aikido”?

UO: Eu não o nomeie. Eu nasci no Japão e o Aikido é o maior tesouro da nossa nação. Não é algo ao qual uma pessoa possa simplesmente dar um nome. Depois de eu ter deixado o Aikido por uns tempos, o Sr. Kotaro Nakamura, do Ministério da Educação sugeriu que devesse ser nomeado “Aikido” e discutimos sobre este assunto. Então decidimos chamar-lhe “Aikido”. Eu achei que estava bem e concordamos em chamar-lhe Aikido. Isto aconteceu depois da guerra e então o nome pegou. Eu também preciso de fazer alguma pesquisa. As artes marciais criadas até agora formam a fundação. Estas artes marciais são do mundo físico. O espírito das coisas físicas é chamado “haku”. “Haku” vem de “konpaku” (fantasma, alma, espírito) o que significa “espírito”. Dizemos, por exemplo, que “Ele é grandioso porque tem força física.” Mas na realidade o mundo da força física não é grande. O mundo do espírito, ou seja, o mundo de “tamashii” (espírito, alma) deve emergir. A nação do Japão é um reino espiritual. A força física por si só não é suficiente. A força é física. O espírito da matéria física é chamado “haku”. Este corpo consiste em matéria. O espírito da matéria física é chamado “haku.” O poder é criado através da união destas duas coisas. Isto é chamado “hakuryoku,” ou noutras palavras, o poder físico. A sua vida é curta, mas o poder espiritual é o contrário. Todos estes aspectos do reino espiritual são um. Porque é que este velho Ueshiba diria tais coisas?

E: entrevistador
UO: Ueshiba O’Sensei