segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ANIVERSARIO DE OKUSAMA 2012


Dia 4 de setembro é o 85º aniversário de Saito Sata sama.
É habitual em muitas culturas o esquecer do trabalho das mulheres e das mulheres atrás de grandes homens. Muitas vezes, o comportamento é como como se tivessem vergonha das mulheres.

Okusama – forma em como nos dirigimos a Sata Saito sama - serviu O'Sensei mais do que ninguém. Ela também serviu a sua esposa Hatsu Ueshiba, o seu marido Saito, cuidou de toda a sua família e serviu todos os milhares de uchideshi e convidados que passaram por Iwama desde o tempo de O'Sensei até ao de Morihiro Saito Sensei.

Sobre seu relacionamento com O'Sensei:
"Nos velhos tempos, o noivo chegava à casa da noiva e levava-a de volta para sua casa, onde o casamento teria lugar. O nosso casamento foi realizado diante do altar Shinto (Shinzen) da antiga casa de O-Sensei e por isso, a partir daquele dia, eu entrei diretamente para a família Ueshiba. Pessoas como Koichi Tohei, Kisshomaru Ueshiba, e outros membros proeminentes da Aikikai participaram na cerimônia. "(A casa velha de O'Sensei situava-se à direita do Aikijinja).
Fotografia do seu casamento nos jardins da casa de O'Sensei

SOBRE VIVER COM O'Sensei:
"Como nos casamos logo após a guerra, o racionamento de comida ainda estava em vigor. Como O’Sensei tinha sua própria terra, a família não recebia quaisquer rações de arroz e por isso tivemos cultivar o suficiente para nos alimentar. Se não trabalhássemos os campos não teríamos nada para comer. "

SOBRE O'Sensei A falar com OKUSAMA:
"Sata, eu disse a todos deshi para respeitarem o Saito. Eu disse-lhes que ele é tão respeitável que eles beneficiariam até de beber o chá feito a partir da sujidade sob as suas unhas. "
Com o marido Saito e filho Hitohira

Sobre como sua vida era tão difícil:
"Porque meu marido estava a aprender algo que ele realmente gostava de O’Sensei, eu senti que deveria dar-lhe todo o apoio e cooperação que podia, caso contrário, eu sentia que realmente não tinha um lugar ali. É por isso que eu me dediquei a servir o O’Sensei e sua esposa, com o melhor da minha capacidade. Por outro lado, também tinha quatro filhos meus para criar e não havia ninguém por perto para cuidar deles por mim. Às vezes, eu levava-os comigo quando estava a ajudar a O’Sensei e a sua esposa. Eu estava sempre a correr de um lado para o outro, tentando assistir a tudo e fazer todas as coisas. Eu estava tão ocupada! O’Sensei podia ser muito extravagante e assim apareciam muitas coisas para fazer sempre, surgindo inesperadamente.
....


Hoje em dia para o Taisai nós só encomendamos lancheiras de um lugar em Tóquio, mas que é uma coisa relativamente nova. Antes tínhamos de fazer tudo à mão. Tínhamos de fazer 300 lancheiras de sekihan (arroz cozido com feijão vermelho) pelas 10:00, então eu pedia aos ajudantes para chegarem por volta das  4:00 da manhã, e eu passava a noite inteira em preparativos.
....
Passei a maior parte do meu tempo de trabalho nos campos, a arrancar ervas daninhas ao redor da casa, e a servir O’Sensei e a sua esposa. Desde que casei dificilmente um dia se passou quando não havia pessoas a entrar e a sair. A única vez que eu tinha tempo era depois das 11:00 da noite. Eu não acho que me tenha sentado um único dia para as três refeições com a minha família. Eu não posso imaginar o quão difícil tudo isto foi para os meus filhos.
....

Com o Kancho Inoue Sensei e filha Motomi
na inauguração de Iwama Shin Shin Aikishurenkai

Para ajudar com  as despesas, depois do meu filho mais velho nascer, eu passei algum tempo a vender castanhas, o que fazia quando chegava a casa à noite. Às vezes eu conseguia vender até 20 quilos por mim mesma. Meu marido só chegava em casa do trabalho em dias alternados. Ao contrário dele, eu não podia relaxar com bebendo. Ocasionalmente, eu não me continha e reclamava com ele e isto deixava-o zangado. Na minha posição eu tinha muito poucas opções para relaxar ou tomar um descanso de tudo."

Costuma-se dizer que estas qualidades em abaixo são algumas das qualidades do samurai:

Gi - Retidão
Yu - Coragem
Jin - Benevolência
Rei - Respeito
Shin-Honestidade
Meiyo - Honra
Chu - Lealdade
Ko - A piedade filial
Chi - Sabedoria
Tei - Cuidados para os idosos

Bem, Okusama tem tudo isso! Com toda a segurança! Apesar de seu sofrimento e trabalho ao longo da vida, Okusama sempre manteve um coração puro. Em 2001, na despedida do uchideshi Ian Brand, da Holanda, Okusama escreveu várias caligrafias para ele e para os uchideshi. Uma destas dizia: "Profundamente grata pelo Aikido". Depois de uma vida de dificuldades, é realmente fantástico que uma pessoa possa ainda escrever isto.
Em roupa de trabalho ajudando o marido a tratar dos terrenos de O'Sensei

Está em curso o projeto de construção de uma estátua para o grande Morihiro Saito Shihan. Na realidade, deveria haver duas estátuas, uma de Morihiro Saito Shihan e uma de Sata Saito Sama. Foi seu trabalho em conjunto que preservou Aikido do Fundador! Foi seu trabalho em conjunto, que atraiu milhares de pessoas para Iwama.
Com o marido em frente ao dojo de O'Sensei (1973)

Sata Saito, esposa de Morihiro Saito Shihan, é de fato um TESOURO VIVO DO AIKIDO!  

Okusama em 2012, durante o Shinobukai de Morihiro Saito Sensei

Leia mais sobre Sata Saito sama em:


Fotografias da internet de varios locais tais como: http://takemusu.org/patsensei/ss/index.html