sexta-feira, 28 de setembro de 2012

VISITA DE MOTOMI IRIE SAMA E RIE KAJIWARA SENSEI

Motomi Irie sama
Como já devem saber, a filha mais velha de Morihiro Saito Shihan irá visitar a Europa no início de Outubro. O último país onde estará será Portugal.
Motomisama foi aluna directa de O'Sensei em Iwama, de quem também recebeu o shodan. De todos os filhos de Morihiro Saito shihan e Satasama, foi a que teve mais convivência com O'Sensei. Ainda hoje vive numa casa e tem um restaurante de Sushi, o primeiro de Iwama, que ficam nos terrenos que O'Sensei deu ao seu pai.

Motomisama é uma senhora muito tradicional que, no Japão, anda sempre vestida de kimono. Também é praticante de danças tradicionais japonesas e da cerimónia do chá que, aliás, tem ensinado a muitos uchideshi ao longo dos anos.

Motomisama foi também a irmã sempre presente do nosso Soke Hitohira. Quando os pais estavam sempre a trabalhar com O'Sensei desde antes do sol nascer até depois de se por, era Motomisama que tomava conta dos irmãos. Sempre bem disposta e pronta para a festa, é, contudo, uma mulher muito trabalhadora que educou os seus filhos e agora os seus muitos netos.

Rie Kajiwara Sensei é uma mestre de Aikido tradicional de Iwama em Osaka. Juntamente com os seus pais, também professores de Aikido, dirige um grande dojo de Aikido nesta famosa cidade. Rie Sensei foi uchideshi de Morihiro Saito Shihan por um longo período de quatro anos. Nesta altura cheguei eu e substitui-a. Rie Sensei, contudo, voltou mais tarde para tomar conta de Morihiro Saito Shihan até ao dia da sua morte. A sua grande lealdade é equivalente à sua grande técnica que, infelizmente, não vamos poder presenciar devido ao horário apertado que irão ter estas duas distintas visitantes a Portugal. Para ambas, Portugal é uma estreia.
Motomi Irie Sama com Francesca Tittarelli

Motomisama ensina a cerimónia do chá a Francesca Tittarelli
na casa de Hitohira Saito Shihan, seu irmão mais novo.

A pesar da crise aguda que sofremos, vamos todos tentar dar o melhor que podemos e recebe-las como pessoas distintas e especiais que são.

Motomisama chega no dia 17 de Outubro pelas 16:15h. Seria bonito que os alunos que tivessem tempo, a fossem receber ao aeroporto e depois, no dia 21 (06:45), se fossem despedir dela.

Durante a sua estadia, as duas senhoras irão visitar Sintra, Óbidos e Lisboa.
No último dia haverá também uma festa no dojo (jantar). Todos os sócios são livres de participar, desde que tragam um prato típico Português, vinho, sumos ou sobremesas. Para saber quais os pratos que podem trazer, por favor contactem aikishurendojo@gmail.com. A festa começa às 19:30h mas convém estar tudo pronto uma hora antes, por se acaso decidirem vir antes.
Rie Kajiwara sensei no centro com o emblema de Iwama Shin
Shin aikishurenkai posando com um grupo de praticantes no
Tanrenkan

Rie Sensei demonstrando em Osaka

Rie Kajiwara Sensei trabalhando com Morihiro Saito Shihan
nas hortas de Sensei.

Vamos todos recebe Motomisama e Rie Sensei à boa maneira tradicional Portuguesa!