segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A Quinta do Mestre Hugo Nov 2012

Fomos em novembro visitar a Quinta do Mestre Hugo e da sua esposa Tereza, na Serra da Estrela.
Em novembro já faz muito frio e por isso varias pessoas estavam um pouco doentes, prova da severidade do clima na Serra.
O mestre Hugo levou-nos a visitar o grande armazém construido com fardos de palha que estava a acabar, a sua exploração de cogumelos shiitake, o apiario e vários outros projectos que estão a decorrer na mesma quinta ao mesmo tempo.
O armazém é realmente enorme e verifica-se que foi ali investido muito dinheiro e sobretudo muito trabalho. O trabalho na quinta é sempre voluntário e até na altura estava o uchideshi Marko Tomatis a ajudar o mestre Hugo a acabar uma parte crucial da construção do armazém.
Este grande armazém é feito inteiramente com fardos de palha
... e.... muito trabalho!

A parte de cima do armazém será a casa do Mestre Hugo e da sua esposa Tereza. As madeiras empregues na construção deste andar são nobres e muito bonitas. Aqui terão uma casa linda além de enorme.

O mestre Hugo explica detalhes da construção ao sempre
sorridente professor Jorge.
Os shiitake já começaram a nascer dos troncos injectados mas, por causa do frio do inverno, a colheita só começará quando o tempo começar a aquecer.
Milhares de troncos jazem arrumados com o fungo a crescer lá dentro, esperando pela época propícia para a frutificação.
O mestre Hugo junto dos troncos inoculados com o fungo
do Shiitake

Um cogumelo shiitake

Está frio, Marko?
Fomos então visitar o grande apiário, que tem 100 colmeias que irão produzir mel em modo biológico.
O mestre também têm algumas que irão servir para produzir mel da forma convencional.
É muito interessante ver este apiário pois é feito de forma diferente e o seu manejo também é diferente do habitual. Um dia teremos de ir todos visitar esta quinta para aprendermos mais sobre isto.
Vista do apiário do mestre Hugo.
A visita ao açude recentemente reconstruído, depois de várias décadas a sofrer de uma erosão terrível, foi também muito interessante e bonita. O local fica no meio da montanha, e é realmente mágico e calmo. A ajuda de um amigo, o Agnelo, foi muito importante para a reconstrução do açude.
O mestre Hugo e o professor Jorge junto do pego.
A quinta fica situada no final do Vale dos Penesinhos, o mesmo Vale onde este a primeira quinta do Aikido e onde fica a Quinta da Caravela-Penesinhos, do Carlos Ricardo, o produtor de Tofu.
A quinta do Mestre Hugo é uma quinta que é dedicada ao modo de produção biológico utilizando o sistema de permacultura, no qual o Mestre Hugo já é um perito.

Muitos parabéns ao Mestre Hugo e à esposa, pelo grande trabalho e esforço empenhado neste projecto. É realmente impressionante. Parabéns também a todos os voluntários, aikidokas e amigos, que ajudaram, ajudam e ajudarão com o trabalho neste belíssimo local de Portugal.

O mestre Hugo em conversa animada na sua quinta

Não deixamos de visitar o Burro da APASD, oferecido
por Hitohira Saito Shihan, que encontramos na companhia de
alguns amigos.

O mestre Hugo próximo de um exemplar de eucalipto
utilizado para captar agua. 

A antiga casa, que também está a ser renovada, pouco a pouco.