segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ESTÁGIO DE INVERNO - KANGEIKO 2012


Os primeiros a chegar para participar no estágio foram o mestre Tristão e o uchideshi Marko, 3º Dan, de Italia.
Pouco tempo depois, chegou o mestre Hugo e a esposa, a sempre sorridente Tereza.

O mestre Antonio Serra já tinha programado um jantar de onde pestiscaríamos túbaros de porco, uma iguaria pouco usual. Encontrámo-nos todos no Restaurante a Cascalheira, dirigido por um aikidoka, o Sr. Carlos.
Com muito bom atendimento, deliciosa comida, atenção especial do Chef, não admira que o restaurante estivesse cheio. Fomos lá duas vezes e das duas estava completamente cheio. Outro detalhe do restaurante é que estava cheio de biblôs de porcos e leitões, uma vez que o leitão constitui um dos pratos principais. Agradecemos a amabilidade o Sr. Carlos e da sua família. Neste primeiro jantar estiveram presentes, além dos nomeados, o Rui Salgado e o Rui, alunos do mestre António, e a prima do Gaudêncio, a Inês que muito ajudou na preparação do estágio.
Jantar divertido, com é sempre no Alentejo, terminou com o tradicional pregar de pregos no tronco de eucalipto à entrada do restaurante. Parece que o mestre Hugo foi o ma Gaudêncio is estável, depois de longas horas de comer e beber.

Sentimos a falta do Sr. Joaquim Nascimento, que já há muitos anos que participava nestes encontros nacionais e internacionais. Esperamos que melhore e o possamos ver em breve.

Houve uma boa participação no estágio, tendo em conta a crise, e vieram praticantes de Torres Vedras, Lisboa, Amadora, Serra da Estrela, Santo André, Melides e Ermidas. Em especial foi agradecida a presença do mestre José Veiga de Santiago de Compostela, Espanha.

Durante o estágio treinaram-se todos os suburi do Aikiken e também se praticou outros suburi não básicos mas que fazem parte do treino constante do Aikiken.
Com detalhe, estudou-se kaiten nage com vários ataques e várias formas de prática, kihon, ki no nagare e oyo waza. Até uma técnica de kaeshi waza de kaiten nage foi demonstrada e praticada por breves instantes.
O irimi nage e o juji nage também foram praticados em grande detalhe e em grande número.
Sempre com um espírito forte os praticantes desfrutaram do estágio que acabou no domingo antes do almoço.
A Tereza também participou na aula de Hojojutsu

O mestre Antonio Serra dominado, finalmente.
Houve uma prática especial de hojojutsu que foi também frequentada pela Tereza, mulher do mestre Hugo.
Esperamos pelo próximo ano, e que venham mais praticantes ainda.
13 no awase

Koshi nage com jujinage

O François e a mestre Mónica a treinar

O Mestre José Veiga e Luis Gomes

Mestre Mónica aplica iriminage