sexta-feira, 3 de maio de 2013

ESTÁGIO EM SÃO PAULO - BRASIL - ABRIL 2013

De 26 a 28 de Abril, houve um estágio internacional em São Paulo, Brasil, dirigido por Tristão da Cunha, 7º Dan.
Este estágio teve a participação de participantes do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile.

O estágio foi muito bem programado e o nosso mestre foi muito bem recebido por José Silva Sensei e todos os praticantes brasileiros.
A ênfase foi principalmente em técnicas básicas tanto de katame como de nage waza. Praticou-se com um espírito forte e alegre todo o katame waza em suwari waza e depois hanmihandachi waza, e nage waza.
Em hanmihandachi praticou-se katate dori shiho nage e sumi otoshi. Também, shomen uchi irimi nage, kote gaeshi. Em tachi waza, fez-se mais ou menos 3 técnicas de cada grupo: shiho nage, irimi nage, kote gaeshi, koshi nage, kokyu nage e ushiro waza.
Além disso também se praticou tanken dori com técnicas como gokyo, rokyo (2 formas) e kotegaeshi.
Tachi dori também não foi esquecido. Tachidori irimi nage, kokyu ho e kotegaeshi estiveram entre as que se praticou.
Por falta de tempo não se chegou a praticar jo dori. Talvez se venha a fazer com a visita de Tittarelli Shihan a São Paulo, ainda este ano.

Além disso o mestre Tristão ensinou também todos os suburi de Aikiken e de Aikijo.  No domingo, no special keiko, fizeram-se os kentaijo de um ao quarto. Depois, para o treino regular, treinou-se o 31 no kata awase para o primeio treino e o shiho giri (migi e hidari) e fez-se um estudo profundo do ichi no tachi, qual special keiko.


Durante o estágio também houve exames para shodan de 4 praticantes. Apesar de um dos praticantes sofrer de caimbras crónicas, conseguiu, juntamente com os seus colegas passar o exame. A técnica estava bem apurada para o grau de shodan, e o espírito e o kiai estiveram fortes.
Muitos parabéns aos novos shodan de Iwama Shin Shin Aikishurenkai: O Fernando, o Claudio, o Alvaro e o Ricardo. Ganbatte!!

O grupo de Dento Iwama Ryu no Brasil, está a crescer rapidamente, com dojos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Este ano o grupo organizará também a visita de Tittarelli Shihan que irá também ao Uruguay.

O Brasil está de parabéns pelo desenvolvimento do aikido tradicional!!

PS: As fotografias são do praticante Daniel Wander. Muito obrigado Daniel!

Da esquerda para a direita os que passaram para shodan:
O Claudio, o Ricardo - o mestre Tristão,
o professor José Silva - o Fernando e o Alvaro.
O mestre Tristão explicando o tsubo - ponto de pressão -
do katatedori kotegaeshi.


Explicando o shiho nage

Koshi nage foi uma das técnicas mais praticadas.